Dicas para desmamar um bebê

O leite materno é muito importante para o bom desenvolvimento do bebê e ele deve ser o alimento exclusivo dele até os 6 meses.…

Após os 6 meses, comece a introduzir outros alimentos para desmamar o seu bebê. (Foto: Divulgação)

O leite materno é muito importante para o bom desenvolvimento do bebê e ele deve ser o alimento exclusivo dele até os 6 meses. No entanto, após esse período, é ideal que seja oferecido a ele outros alimentos, mas muitas crianças apresentam resistência a pararem de mamar, pois há também a questão afetiva, que os aproxima de suas mães. Portanto, se você tem esse tipo de problema, veja aqui algumas dicas para desmamar um bebê.

Até os 2 anos, o leite materno deve fazer parte da dieta do bebê, mas não pode ser a única fonte de alimentação. Sendo assim, introduza outros alimentos aos poucos, com calma e paciência, porque o organismo dele não está acostumado a outros tipos de comida.

Alguns bebês reagem ao desmame mostrando irritação ou alterações intestinais, que são causadas pela dificuldade que o organismo  tem em digerir os alimentos sozinhos, já que o leite materno contém enzimas digestivas que ajudam nesse processo. Por isso, eles apresentam cólicas e irritações.

Os alimentos devem ser introduzidos na alimentação do bebê aos poucos. Comece com os sucos naturais, que podem ser dados de manhã, entre as mamadas. Varie nas frutas para que você saiba que reação cada uma provocará no seu filho.

Dez dias depois, apresente a ele as papas de frutas, que também devem ser oferecidas entre as mamadas. Para fazê-las, raspe-as como o caso das maçãs e dos mamões ou amasse-as no caso de bananas.

As papas de frutas são muito saudáveis e os bebês as adoram. (Foto: Divulgação)

Após um mês dessa dieta, é hora de introduzir as papas salgadas. Faça-as com alimentos naturais e evite ao máximo dar produtos industrializados e com corantes ao bebê, pois eles poderão causar alergias no pequeno. Para fazê-las, cozinhe bem os legumes e coloque um pouco de carne. Então, amasse essa mistura e passe-a na peneira para criar um caldo bem ralo.

As papas de legumes também são muito importantes para nutrir os bebês. (Foto: Divulgação)

Cada bebê necessita de uma quantidade de alimento. Portanto, dê a quantidade que o seu filho aceitar, porém, a maioria fica satisfeita com 3 ou 4 colheres de sopa por refeição.

Leia Também:  Cabelos crespos: como se livrar do uso de alisantes

O desmame dos bebês deve ser feito com calma e paciência para não ser um momento traumatizante para eles. Além disso, ao retirar o leite materno, ofereça a eles alimentos naturais para que o seu bebê cresça bonito e saudável.

Top