Dicas para desestressar a mente

O estresse é um dos vários males típicos da era moderna. Com tantas possibilidades e formas de se aproveitar melhor o tempo acabamos nos…

O estresse é um dos vários males típicos da era moderna. Com tantas possibilidades e formas de se aproveitar melhor o tempo acabamos nos sobrecarregando de tal forma que em um dado momento em que nosso cérebro mal consegue processar alguma informação nova ou sofre um verdadeiro branco. É quando nossa mente dá sinais de que está precisando de um tempo.

Nesses momentos precisamos de um descanso. Uma folga para desestressar a mente já tão atribulada por milhares de tarefas e tempo contado escrupulosamente no relógio. Hora de desacelerar.

Parece impossível, não é? Mas não é o caso. Veja só como conseguir um pouco de paz:

O que fazer para desestressar?

– Faça uma coisa de cada vez: Um dos atributos mais exigidos no mundo moderno é a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas também é preciso entender que o cérebro nem sempre aguenta. De vez em quando é preciso fazer uma coisa de cada vez. Pode ser que a tarefa demore um pouco mais para ser concluída, porém no fim os resultados podem ser melhores.

– Desacelere: Para que ter tanta pressa? Vá mais devagar, respire mais, aproveite mais. Desfrute. As vezes é preciso desacelerar para perceber aquilo que está a nossa volta. Viver com pressa faz mal ao cérebro e também a saúde. Isso vale inclusive para as pequenas coisas: andar, comer, ler. Tente fazer as coisas no seu próprio ritmo.

– Respire: É algo bem simples, porém muito eficiente. Sinta sua própria respiração, mantenha-se atento a ela. Não tem mágica, basta respirar fundo e relaxar. É o primeiro passo para que as coisas possam fluir de forma mais calma ao seu redor.

Leia Também:  Maquina Digital a Prova D'Agua - Sony, Olympus

– Alongue-se: Se você associa alongamento aos exercícios físicos e automaticamente fica com preguiça, pode esquecer do assunto pois usarei um termo melhor. Dê aquela espreguiçada lenta e gostosa quando estiver tenso demais. Isso lhe dará mais ânimo, mais disposição e também mais calma.

– Procure a paz: Por pelo menos algum tempo tente fugir dos ambientes caóticos. Procure um lugar onde possa contar com silêncio e não possa ser interrompido com tanta facilidade. Tente esvaziar sua mente das preocupações de costume, tente se concentrar em si mesmo e finalmente relaxar.

– Tenha um momento só para si: É preciso cuidar de si mesmo, mas para isso é necessário reservar alguns minutos. Tenha algum ritual relaxante, que te ajude a descarregar a tensão do dia-a-dia. Pode ser um banho mais demorado, uma massagem nos pés. Coisas simples, mas que proporcionam efeito o bastante para melhorar. São pequenos prazeres que funcionam como um prêmio ao fim de um dia que possa ter parecido tão longo.

– Tenha uma boa noite de sono: Momentos de descanso devem ser aproveitados, portanto não leve seus problemas para a cama. Relaxe e aproveite o máximo que puder para acordar revigorado e pronto para resolver as pendências no dia seguinte em horários e momentos mais convenientes.

– Faça o que gosta: Qual o seu hobby? Procure fazer o que gosta quando estiver em momentos de descanso ou esteja tentando limpar sua mente. Tem quem goste de escrever, de ouvir música, cozinhar, ler um livro ou assistir um DVD. Faça isso por você mesmo. Fazer aquilo que gosta ajuda muito na tarefa de desanuviar a mente.

Leia Também:  Cartão de Crédito Saraiva

São coisas simples, mas que podem fazer uma grande diferença no fim. Porém procure fazer disso atos espontâneos e não fórmulas mágicas. Quanto mais espontâneo for, melhor será na hora de desfrutar dessas pequenas coisas.

Top