Dicas para depilação caseira

A depilação caseira é um hábito muito comum, entre as mulheres. Hoje, existem muitos homens que se depilam, mas não se pode dizer que…

A depilação caseira é um hábito muito comum, entre as mulheres. Hoje, existem muitos homens que se depilam, mas não se pode dizer que eles façam isso, sozinhos. O público feminino, que se incomoda muito mais com os pelos, muitas vezes resolve o problema, ser ir ao salão de beleza. O método mais comum é o da cera quente ou fria. Elas são vendidas em grande quantidade (para o caso de virilhas e pernas, principalmente) e em folhas pequenas, geralmente usadas na depilação do buço, das sobrancelhas ou das axilas. O uso da gilete também é bastante comum, mas iremos nos concentrar mais nas dicas para depilação caseira com ceras. Veja, a seguir, ideias simples que ajudam a manter a pele bonita.

Depilação com cera é bastante comum (Foto: Divulgação)

Como preparar a pele para depilação

Embora muitas pessoas não deem muita importância para isso, é preciso preparar a pele para a depilação. Cosméticos sempre deixam vestígios, além dos famosos pelos encravados, que podem tornar o processo depilatório um verdadeiro tormento. O atrito da folha ou da própria cera também favorece o aparecimento de manchas na pele. O resultado é uma região escura e, muitas vezes, até ferida.

Buchas vegetais são ótimas para esfoliar a pele (Foto: Divulgação)

É muito importante esfoliar a pele antes da depilação. A medida ajuda a remover células mortas, vestígios de outros produtos, deixando a região limpinha e lisa, favorecendo a eficácia da depilação. Além disso, esse cuidado é ainda mais importante para a remoção dos pelos que se encravaram, resultantes da depilação anterior. Eles ficam com uma camada finíssima de pele, recobrindo-o. Ao fazer a esfoliação, ao menos três dias antes da próxima sessão, é possível retirar essa película, libertando o pelo preso, que poderá ser retirado junto com os outros, na depilação. O mesmo deve ser feito após o procedimento, justamente para impedir que outros pelos se encravem. Mas isso deve ser evitado, ao menos três dias após o uso da cera, já que a pele ainda estará sensível. Para esfoliar, use cosméticos específicos ou faça-o com uma bucha vegetal, durante o banho. Em seguida, enxugue-se e aplique um hidratante. Quando chegar o momento de se depilar, porém, limpe bem a região, pois o hidratante poderá dificultar a adesão da cera.

Leia Também:  Enjoo durante viagem: como evitar

Dicas pós-depilação

Pele lisinha e sem ferimentos é o que toda mulher deseja (Foto: Divulgação)

A pele fica muito sensível, após a depilação. Por isso, é preciso usar gel ou creme específico pós-depilatório. Eles ajudam a acalmar a região, além de remover restos de cera. Em casos de encravamento recorrente de pelos, o correto é procurar por um dermatologista, que poderá indicar um produto especialmente formulado. Geralmente, os cremes à base de antibiótico e corticoide são eficientes. Mas se você não deseja usá-los, também pode hidratar e regenerar a pele, usando pomadas como Bepantol ou Hipoglós. Estas dicas para depilação em casa são básicas e podem ajudar bastante. Em caso de problemas mais sérios, porém, é preciso procurar um médico.

Conheça os cuidados necessários: Depilação em casa: cuidados, dicas

Aprenda uma receita caseira: Como fazer cera caseira para depilação

Top