Dicas para deixar de comer fritura

Dicas para deixar de comer fritura

Batatinha, mandioca, carne, ovo e muitos outros alimentos adquirem um sabor especial quando submetidos à fritura. No entanto, este modo de preparo oferece sérios…

Por Isabella Moretti em 15/10/2013

Batatinha, mandioca, carne, ovo e muitos outros alimentos adquirem um sabor especial quando submetidos à fritura. No entanto, este modo de preparo oferece sérios riscos ao organismo.

A fritura prejudica a saúde de diferentes formas. (Foto:Divulgação)

Efeitos negativos da fritura

A fritura se destaca como uma das grandes ameaças para a saúde. Ela é responsável por transformar a gordura insaturada em saturada e com isso pode desencadear uma série de doenças.

O hábito de consumir alimentos fritos aumenta as chances de doenças cardiovasculares e também contribui com a formação de uma substância cancerígena, denominada acroléina.  A fritura também é responsável por acúmulo excessivo de gordura corporal, o que desencadeia obesidade, colesterol elevado, gastrite e diabetes.

Os alimentos fritos fazem mal porque apresentam características inflamatórias. Quando consumidos com frequência, eles elevam a sensação de cansaço e deixam o corpo com menos energia.

Fritura: como deixar de comer?

Mesmo com a fritura representando tantos perigos para a saúde, algumas pessoas sentem dificuldades para renunciar aos alimentos fritos.

Confira a seguir dicas para deixar de comer fritura:

Grelhar os alimentos é uma forma de deixar de comer fritura. (Foto:Divulgação)

Invista em outras formas de preparar os alimentos
Ao invés de fritar os alimentos, é recomendado aderir outras formas de preparo. Cozidos, refogados, grelhados e assados são as melhores opções para o cardápio.

Muitas pessoas não sabem assar ou grelhar os alimentos e sempre consideram a fritura como a alternativa mais saborosa. Contudo, basta aprender as técnicas de culinária para garantir uma refeição suculenta, com a menor quantidade possível de gordura.

Faça uma dieta
A fritura é a principal inimiga de uma alimentação saudável e com baixo valor calórico. Se a pessoa fizer uma dieta para emagrecer, ela também acaba sendo obrigada a deixar as comidas fritas de lado.

Existem formas de tornar a fritura menos nociva. (Foto:Divulgação)

Torne a fritura menos nociva
Se a pessoa não consegue banir completamente as frituras da alimentação, é preciso conhecer técnicas para tornar os alimentos fritos menos nocivos à saúde.

A fritura é menos prejudicial quando não chega a ponto de fumaça. No entanto, é importante tomar cuidado com o óleo em temperatura muito baixa, pois ele pode encharcar o alimento. Outra forma de deixar a fritura menos prejudicial é apostando em óleos mais saudáveis, como canola, soja, milho e girassol.

Sempre depois de realizar uma fritura, é importante remover o excesso de gordura cm um papel absorvente.

Top