Dicas para deixar a casa mais colorida

Com a chegada da primavera, a natureza se transforma, tornando-se mais colorida, perfumada e alegre. Este mesmo espírito de renovação e mudança pode marcar…

Por Isabella Moretti em 22/09/2012

Com a chegada da primavera, a natureza se transforma, tornando-se mais colorida, perfumada e alegre. Este mesmo espírito de renovação e mudança pode marcar presença na decoração da casa. Uma forma de deixar a residência com uma atmosfera primaveril é apostando no efeito colorido.

Color blocking é uma tendência que deixa a decoração colorida. (Foto:Divulgação)

O trabalho com as cores pode explorar as tonalidades mais delicadas e claras, como os tons pastéis, ou também apostar na inovadora tendência color blocking, na qual as cores fortes e vivas são combinadas.

Saiba mais: As cores da primavera na decoração

O poder das cores no ambiente

As cores são capazes de criar uma identidade visual em cada ambiente, além de transformar as sensações dos moradores. Antes de colorir um determinado espaço, é importante avaliar quais as melhores combinações e conhecer o significado de cada tonalidade.

Quando as cores são usadas de forma desconexas, o morador corre o risco de tornar o ambiente colorido cafona ou cansativo. Para evitar este tipo de problema, é essencial conhecer cada grupo de cores, buscar informações sobre as principais tendências e também reconhecer as necessidades do cômodo que está sendo decorado.

Quarto alegre, decorado com muitas cores. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir o poder de cada cor na decoração, considerando a teoria do Feng Shui, que visa à harmonização de ambientes:

Amarelo: estimula o apetite, otimiza a iluminação, favorece o intelecto e melhora a comunicação;

Azul: efeito calmante e perfeito para a meditação. Entretanto, o excesso pode deixar o ambiente triste e frio;

Verde: simboliza a energia, a natureza e o crescimento, por isso é uma cor diretamente associada ao bem-estar;

Laranja: estimula a criatividade, oferece coragem e ativa o desempenho mental;

Vermelho: é uma cor estimulante, que excita e ajuda a conquistar o sucesso. Mas, o exagero pode estressar;

Lilás: estimula a espiritualidade e a agitação;

Rosa: favorece o amor e a ternura.

Dicas para colorir a casa

Para deixar a casa com cara de primavera, não é necessário fazer mudanças radicais, como a troca de móveis. Na verdade, o efeito colorido ganha espaço na decoração através dos pequenos detalhes, como a inclusão de um acessório novo, a pintura de uma parede ou a alteração na disposição das peças.

Adesivo de azulejo. (Foto:Divulgação)

Cozinha e Banheiro
Existe uma forma bem moderna de colorir o banheiro e a cozinha, sem necessariamente fazer uma reforma com a troca de revestimento. O uso do adesivo de azulejo é uma técnica inovadora, criativa e que promete deixar o ambiente decorado com mais personalidade.

Sala de estar
Uma forma de deixar a sala mais colorida é decorando o sofá com almofadas de diferentes cores ou acrescentando uma poltrona que possui uma cor mais viva. Este mix de cores na área social da casa também é possível através de peças estampadas, arranjos de flores naturais e adornos.

Veja também: Flores da primavera para decoração: fotos, dicas

Quarto
Se o desafio da decoração consiste em colorir o quarto, então o morador pode optar por mudar a cor de uma das paredes, transformando-a em um painel. O efeito deste trabalho se torna ainda mais interessante quando as outras partes do espaço vertical possuem uma cor neutra e clara, como o branco. Para que o efeito colorido seja ainda mais perceptível, vale apostar em uma nova roupa de cama ou em um puff com cor chamativa.

 

Top