Dicas para decorar um espaço pequeno

Dicas para decorar um espaço pequeno

Confira dicas para decorar um espaço pequeno. A lista de sugestões inclui medidas práticas e fáceis, que podem mudar totalmente as sensações dentro de…

Por Isabella Moretti em 19/10/2015

Confira dicas para decorar um espaço pequeno. A lista de sugestões inclui medidas práticas e fáceis, que podem mudar totalmente as sensações dentro de um ambiente com dimensões limitadas. Em geral, você vai precisar abrir mão dos móveis grandes e aplicar alguns truques que enganam bem os olhos humanos.

Dicas para decorar um espaço pequeno. (Foto Ilustrativa)

Um dos maiores desafios da decoração é conseguir aproveitar um ambiente pequeno. Se as medidas são limitadas, vale à pena buscar soluções inteligentes para aproveitar o espaço da melhor forma possível.

Cada centímetro do cômodo costuma ser precioso, por isso é fundamental evitar exageros e colocar em prática alguns truques que favorecem a amplitude. A definição das cores, a disposição dos móveis e a escolha dos objetos decorativos são fatores que fazem toda a diferença na composição.

Leia mais: Decoração de ambientes pequenos – Dicas, fotos

Dicas para decorar um espaço pequeno

O Mundo das Tribos separou dicas para decorar um espaço pequeno. Confira:

Abuse do branco

O branco é uma cor que confere amplitude ao espaço, por isso ele deve marcar presença na decoração. Você pode valorizá-lo na divisão através da das paredes ou mesmo dos móveis. Quem não gosta da monotonia do branco pode apostar em outros tons suaves e claros, pois eles também aumentam um espaço reduzido.

Dê preferência às cores claras na hora de decorar. (Foto Ilustrativa)

Elimine o desnecessário

Ao decorar um ambiente pequeno, a principal recomendação é: não sobrecarregar a área. Isso mesmo! Procure defender uma proposta minimalista no seu layout, onde “menos é mais”. Tudo aquilo que é considerado desnecessário deve ficar de fora da decoração.

Distribuição dos móveis

Escolha móveis com pouca profundidade e com portas de correr. No caso das poltronas e cadeiras, dê preferência aos modelos sem braços. Outra dica preciosa é distribuir a mobília no ambiente sem interferir na circulação dos moradores.

Saiba mais: Ampliar quartos pequenos: ideias, dicas

Use bem as paredes

Se o espaço horizontal do cômodo é limitado, então nada melhor do que aproveitar bem a área livre nas paredes. Portanto, instale prateleiras, nichos e armários aéreos. Esses compartimentos e suportes são úteis para organizar os objetos ou expor elementos decorativos. Lembre-se: quanto menor o espaço, mais rigorosa deve ser a organização.

Inclua espelhos na decoração

Os espelhos funcionam bem na decoração de um ambiente pequeno. (Foto Ilustrativa)

Você está em busca de um objeto decorativo que otimize o espaço? Então aposte no espelho. Essa peça causa a impressão de que o cômodo é maior, tudo por causa da sua capacidade de refletir.

Cortinas claras

A claridade natural, que invade o cômodo pelas janelas, deve ser aproveitada ao máximo. Uma forma de valorizar essa luz é através da instalação de cortinas claras e fluídas.

Decore com peças leves

Além dos espelhos, existem outras peças visualmente leves que contribuem com a decoração de um cômodo pequeno, como é o caso da mesa com tampo de vidro e da cadeira transparente de acrílico. Em contrapartida, as peças escuras, pesadas e rebuscadas devem ficar de fora da decoração.

Peças transparentes aparecem na decoração. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Dicas de decoração para quarto de criança pequeno

Coloque em prática as dicas para decorar um espaço pequeno, pois assim você vai conseguir aproveitar cada centímetro da divisão. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre decoração.

 

Top