Dicas para decorar a primeira casa

A decoração da primeira casa sempre gera uma série de dúvidas, afinal, é preciso escolher os móveis e acessórios que estejam de acordo com…

A decoração da primeira casa sempre gera uma série de dúvidas, afinal, é preciso escolher os móveis e acessórios que estejam de acordo com o estilo de cada ambiente. As lojas oferecem muitas possibilidades de compra, mas a seleção dos elementos deve ser baseada no bom gosto e na criatividade para não causar arrependimentos.

Em primeiro lugar, o morador precisa buscar inspiração em outros projetos e conhecer as tendências que estão em alta. A todo o momento deve-se procurar o equilíbrio entre os elementos e não abandonar a proposta de decoração que caracteriza cada cômodo.

Certamente as pessoas inexperientes com assuntos de decoração, irão encontrar vários desafios na hora de pensar no visual de cada ambiente. Aproveitar o espaço, combinar as cores e definir o tamanho da mobília são alguns dos aspectos que precisam ser levados em conta.

Confira dicas para acertar na decoração da sua primeira casa:

1. Aproveite o espaço: os elementos precisam estar distribuídos de forma proporcional, sem sufocar os ambientes e nem deixar muitos espaços vazios. Para aproveitar áreas pequenas aposte na mobília planejada e desconsidere os itens que não possuem utilidade na composição. Os espelhos e as cores claras também costumam otimizar os espaços, criando a sensação de amplitude.

2. Valorização de um tema ou estilo: para criar um ambiente harmonioso e equilibrado, escolha um tema e seja fiel a ele. A decoração permite combinar estilos, como é o caso de um projeto que invoca o retrô-moderno, mas é necessário ter muito cuidado com as combinações. Para ambientes mais simples e elegantes, aposte no conceito clean do minimalismo. Outros estilos que podem ser trabalhados: rústico, clássico, romântico e vintage.

3. Identidade visual através das cores: combinar as cores é critério fundamental para decorar a casa. Elas podem ser grandes aliadas para aproveitar os espaços e ressaltar um determinado estilo de decoração. As tendências apontam o sucesso do color blocking para decorar casas, mas quem não possui afinidade com as cores intensas pode optar por tons neutros e suaves. Os móveis, acessórios e revestimento são responsáveis por inserir as cores na decoração.

Leia Também:  Mesas Para Decoração Infantil

4. Móveis ideais: o tamanho da mobília precisa estar de acordo com o espaço disponível, além do que, as peças devem se apresentar práticas e eficientes no projeto de decoração. Procure manter um padrão no que diz respeito a formas, traços e cores dos móveis.

5. Acessórios para decorar a casa: essas peças costumam contribuir com o visual de cada ambiente da casa, mas é necessário tomar cuidado com a quantidade e combinações. Prefira adotar acessórios funcionais, como é o caso das cortinas e objetos transparentes que ajudam na iluminação.

6. Pesquisas e conversas: confira as sugestões em revistas e sites especializados em decoração para conferir as melhores ideias. Separe as imagens que conseguem traduzir as suas preferências e apresente para um designer de interiores. A opinião de um profissional especializado é muito importante para conseguir os melhores resultados com o seu primeiro projeto de decoração.

Top