Dicas para dar uma festa em casa

Dar uma festa em casa não é uma tarefa tão simples, muito pelo contrário. Quem deseja transformar a residência no cenário para um evento…

Antes de planejar a festa, identifique qual é a proposta.

Dar uma festa em casa não é uma tarefa tão simples, muito pelo contrário. Quem deseja transformar a residência no cenário para um evento precisa elaborar um planejamento e cuidar de todos os detalhes para que os convidados se sintam bem-vindos.

Organizando uma festa em casa

Em primeiro lugar é necessário definir qual o objetivo da comemoração, levantando todos os pontos que precisam ser trabalhados para valorizar a proposta. Depois, elabora-se a lista de convidados, que não pode ser tão extensa porque se trata de um evento mais íntimo, ou seja, realizado em casa.

Ao organizar uma festa ou recepção, vale a pena se preocupar com os detalhes e expressar o capricho como anfitrião. Procure deixar o ambiente bem aconchegante e agradável para acomodar os convidados, considerando se a festa é mais agitada ou familiar.

Uma reunião entre amigos sugere um clima informal e descontraído.

A faixa etária dos convidados aparece como critério determinante para a realização da festa, afinal, influencia na decoração, no cardápio, no repertório musical e nas atrações de lazer. Desta forma, a confraternização entre amigos com mais de 20 anos não é apropriada para a criançada, tal como a festinha infantil não é tão interessante para os adultos.

Antes de fazer compras para a festa, é importante elaborar uma lista com todos os itens que serão necessários e depois fazer uma pesquisa de preços para não ultrapassar o limite do orçamento. Confira a seguir alguns aspectos que precisam ser levados em conta para organizar uma festa em casa:

Cardápio

O cardápio varia de acordo com o período do dia, mas normalmente inclui os aperitivos e uma refeição (almoço ou jantar). No caso de uma festa para crianças, o cardápio é constituído por salgadinhos e doces. Enquanto a festa para adultos oferece drinques com bebidas alcoólicas, um evento infantil ou juvenil limita as opções a refrigerantes e sucos. Para evitar desperdícios, faça o cálculo estimado de quanto cada candidato pode consumir.

Leia Também:  Mala para viagem longa: como organizar

Decoração

Tendo em mente o perfil dos convidados, procure caprichar na decoração da casa para recepcioná-los. No caso de uma festa informal, use taças descartáveis e outros utensílios para montar a mesa. É importante também determinar um tema para o evento para que todas as características do visual da festa girem em torno de uma mesma ideia. A forma como a festa caseira será decorada também tem a ver com ambiente, ou seja, se ele é fechado ou aberto.

Para deixar a decoração de uma festa informal bem alegre e divertida, invista nos balões coloridos. Objetos que estão diretamente relacionados a temática também pode ajudar a personalizar o espaço.

Em uma festa com proposta mais formal, é importante servir a refeição com um jogo de jantar sofisticado e planejar uma decoração com flores para receber os convidados elegantemente.

Entretenimento

Invista em lazer e entretenimento na sua festa.

Existem várias atrações capazes de divertir uma festa informal, como por exemplo, o karaokê, a mesa de sinuca, shows de música ao vivo e jogos eletrônicos. Numa festa infantil, o leque de possibilidades é ainda maior, incluindo brinquedos infláveis.

Aproveite as dicas para montar uma festa impecável na sua casa.

Top