Dicas para cuidar dos talheres Dicas para cuidar dos talheres

Dicas para cuidar dos talheres

Os talheres são utensílios domésticos usados para fazer as refeições ou auxiliar o preparo dos alimentos. Normalmente fabricados com aço inox, eles precisam ser…

Por Isabella Moretti em 09/04/2012

Os talheres precisam ser higienizados e organizados.

Os talheres são utensílios domésticos usados para fazer as refeições ou auxiliar o preparo dos alimentos. Normalmente fabricados com aço inox, eles precisam ser bem higienizados para não oferecer riscos à saúde dos usuários. Outro aspecto importante com relação aos talheres é a organização das peças numa gaveta.

Garfos, facas, colheres e outras peças são usadas no cotidiano, mas as pessoas não param para pensar o quanto é importante tomar alguns cuidados com a limpeza e o armazenamento. Os talheres precisam ser arrumados em um lugar seguro e livre de contaminação por micro-organismos.

Higienização dos talheres

As peças fabricadas com aço inox necessitam de uma limpeza cuidadosa e com produtos apropriados para que o material não seja danificado. A melhor forma de remover os resíduos de alimentos impregnados nos talheres é usando água, sabão neutro e uma esponja macia.

Para evitar manchas, deixe os talheres escorrerem verticalmente. Depois enxague e guarde.

As peças renovam o brilho e aumentam a durabilidade com a lavagem do aço inox sendo realizada adequadamente. Quando a sujeira é moderada, a limpeza de rotina consegue dar conta da remoção.

No entanto, quando os talheres apresentam manchas que não saem de forma alguma, é recomendado limpar com um pano umedecido com bicarbonato de sódio e álcool. Uma limpeza mais profunda pode também ser feita com água quente. Logo depois de lavar os talheres é necessário secá-los e guardá-los na gaveta, caso contrário às substâncias usadas durante a limpeza podem ocasionar manchas, inclusive a própria água.

No caso de talheres finos, os cuidados precisam ser intensificados para preservar as peças. Na hora da lavagem, não se deve usar palha de aço ou qualquer outro produto que possa riscar o material.

Organização dos talheres

Separe os talheres para organizá-los na gaveta.

Para organizar as peças na gaveta, é necessário contar com divisórias próprias ou porta-talheres que permitem fazer a separação das facas, colheres e garfos. Antes de armazenar os utensílios, vale a pena conferir se a limpeza foi feita adequadamente, sobretudo a remoção da gordura. É essencial conferir se a gaveta está limpa, afinal, de nada vale talheres lavados armazenados em um compartimento sujo.

Estabeleça uma ordem para os talheres, deixando as peças menores numa gaveta e as maiores em outra. Siga um critério para encontrar os utensílios com mais facilidade na hora de usá-los. Outro ponto muito importante é não guardar os talheres molhados, afinal, isto causa a oxidação do metal e até mesmo formação de fungos.

Utilize essas dicas para conservar os talheres por muito mais tempo.

Top