Dicas para cuidar do cachorro no verão: cuidados

O Verão sem dúvidas é uma estação ótima para irmos à praia e nos divertirmos à beça com os nossos amigos e familiares. Entretanto,…

O Verão sem dúvidas é uma estação ótima para irmos à praia e nos divertirmos à beça com os nossos amigos e familiares. Entretanto, essa regra não se aplica aos nossos amiguinhos peludos, visto que este é o período ideal para a manifestação de alergias, fungos e muitas outras doenças. Por este motivo, tomar atenção ao companheirinho de estimação é mais do que fundamental, trata-se de uma obrigação que todos os donos devem ter. Assim sendo, confira a seguir algumas dicas para cuidar do cachorro no verão e assegure o bem estar de seu animal:

Cuide de seu melhor amiguinho na época mais quente do ano (Foto: Divulgação)

Dicas para cuidar do cão durante o verão

O maior erro que muitos donos cometem é transportar o cachorro no carro e deixa-lo dentro do veículo. Este fator, devido ao superaquecimento interno, pode causar sufocamento e até mesmo a morte do animal. Jamais coloque também o cão na caçamba de seu caminhão ou caminhonete, não só no verão, como em qualquer outra estação. As freadas bruscas e índice de acidentes nas estradas são graves.

Não deixe o cão exposto ao sol quando a temperatura subir (Foto: Divulgação)

Para cuidar do cão durante o verão, opte por passeios ao ar livre, em locais sombreados e preferencialmente com sapatinhos caninos, visto que o chão se torna demasiadamente quente. Escolha as horas da manhã e o final da tarde para efetuar os passeios e caso o cachorro seja muito peludo, evite sair para não superaquecer o animal e ocasionar o desmaio e a desidratação do mesmo.

Leia algumas recomendações para passear com o cachorro.

Cuidados com o cão no verão

Ofereça sempre água fresca para o seu animalzinho de estimação e certifique-se de que a temperatura está agradável, uma vez que o calor esquenta e deixa a água imprópria para a ingestão. Caso você tenha piscina em casa, procure deixar o cão longe, pois ele poderá tomar água do local ou ainda querer se banhar nela, de modo que o cloro fará mal ao seus olhos e ao seu organismo.

Ofereça sempre água pura e fresca para o seu cãozinho (Foto: Divulgação)

Outros cuidados para ter com o cachorro no Verão é deixa-lo transitar dentro de sua casa, onde o ambiente é mais fresco e certamente existem ventiladores ligados. Por fim, dose bem a alimentação e não só na temperatura mais alta do ano, tenha o seu companheirinho animal como um verdadeiro amigo e ceda-lhe muita atenção e afeto.

Leia Também:  Semana de Moda de Paris Inverno 2012: Dia 01/03

 Veja também: Cuidados com a alimentação de cães e Como dar banho em cachorros.

Top