Dicas para cuidar de uma calopsita

As Calopsitas são bichinhos fantásticos, lindos, muito alegres, divertidos e fáceis de cuidar, pois são bem resistentes a doenças, mas ainda assim necessitam de…

As Calopsitas são bichinhos fantásticos, lindos, muito alegres, divertidos e fáceis de cuidar, pois são bem resistentes a doenças, mas ainda assim necessitam de cuidados. As cacatuas são muito silenciosas, cantam muito bem e ainda trazem poucos gastos para seu dono, além de serem uma excelente companhia.

Outro ponto positivo de ter uma Calopsita é que elas são muito espertas e aprender rapidamente a cantar musicas e a imitar sons ouvidos em seu dia a dia, o que se torna uma verdadeira diversão para toda a família.

Como cuidar de calopsita (Foto: Divulgação)

Como cuidar de Calopsita

Calopsitas bem tratadas costumam viver de 12 a 15 anos, mas é claro que para sobreviverem durante todo este tempo, esses bichinhos precisam de alguns cuidados e atenção. Por isso, confira algumas dicas para cuidar de uma Calopsita:

Um dos primeiros passos a ser feito é o corte das asas. Para garantir que elas não voem e fujam, ou até mesmo sofram acidentes domésticos ao pousar onde não devem, é necessário cortar as asas da Calopsita. Isso deve ser feito por alguém que possua conhecimento, removendo apenas as penas de número 3 a 10, sem cortar as duas primeiras penas que ficam no comecinho da asa e nem as últimas.

Animal de estimação: como escolher o ideal

Calopsitas adoram banho (Foto: Divulgação)

A alimentação da Calopsita é baseada em sementes de todos os tipos, além de verduras, vegetais e muitas frutas, como mamão, morango, banana, melancia, entre outros. Além dos alimentos citados acima, elas ainda adoram as castanhas, mas este alimento deve ser dado com critério, sem sal e em pouquíssima quantidade.

Ao criar uma Calopsita na gaiola, é necessário cuidado com o local em que ela vive, principalmente quando falamos de higienização. A gaiola deve ser limpa de duas a trêz vezes ao dia, dependendo da bagunça e sujeira que seu pássaro fizer. Para limpar o local, deve-se remover a ave da gaiola, e higienizar tudo com um pano embebido em álcool, para eliminar as bactérias e fungos. Ao final, forre a gaiola com um jornal, que será trocado todos os dias.

Penas (da 3 a 10) da asa da Calopsita devem ser cortadas para que ela não voe. (Foto: Divulgação)

Calopsitas adoram tomar banho, mas não podem ficar expostas a grandes quantidades de água, por isso, evite banhos longos, use água sempre em temperatura ambiente e lave-as apenas de duas em duas semanas. A exposição frequente a água tira a proteção da pele da Calopsita, que pode levar a queda das penas.

Leia Também:  Gatos e cães com pressão alta

Como amansar pássaro calopsita

Top