Dicas para cuidar de seu cão de estimação

Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade, pois é preciso garantir a segurança e o conforto do pet. Essa tarefa requer muita…

Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade, pois é preciso garantir a segurança e o conforto do pet. Essa tarefa requer muita dedicação e carinho, mas pessoas que não estão habituadas a cuidar de animais podem se sentir inseguras. Para os donos de primeira viagem não deixarem nenhum dos cuidados necessários passar em branco, confira as dicas para cuidar de seu cão de estimação.

Veja dicas de como escolher o animal de estimação.

Os animais de estimação precisam de alguns cuidados básicos para terem saúde. (Foto: divulgação)

Dicas para manter o cão saudável

  • É bastante aconselhado alimentar o animal em horários fixos pré-estabelecidos, todos os dias. Essa recomendação garante que o bichinho não sentirá fome e ainda previne a obesidade. O ideal é que sejam feitas duas refeições diárias;
  • As visitas ao veterinário devem ser feitas a cada 6 meses, para que a saúde do animal seja avaliada;
  • É importante que a vasilha de água esteja sempre limpa e com água fresca, especialmente em dias quentes;
  • Para evitar a transmissão de doenças e principalmente o mau cheiro, recolha as fezes do quintal por, pelo menos, duas vezes ao dia e lave o ambiente três vezes por semana;
  • Não deixe de passear constantemente com seu cãozinho. O ideal é que essa atividade seja feita diariamente, de preferência pelo período da tarde ou da manhã, quando o sol não é tão intenso.

O banho é importante para evitar problemas como carrapatos e pulgas. (Foto: divulgação)

Como acabar com carrapatos e pulgas

A infestação por carrapatos e pulgas é capaz de provocar grande mal estar e ainda transmitir doenças gravíssimas como a Erlichiose e Babebiose, além de alergias e até mesmo anemia. As principais recomendações para combater os carrapatos são:

  • Não hesite em dar banhos com produtos especiais contra esse tipo de praga. Quando a infecção é grave, é possível repetir o banho quinzenalmente;
  • Animais com pelos longos devem ser tosados nas estações mais quentes do ano, pois a incidência de carrapatos é maior;
  • É possível utilizar produtos carrapaticidas e antipulgas de longa duração, como os sprays ou gotas. Entretanto, é fundamental procurar orientação do médico veterinário;
  • Não é só o animalzinho que deve receber cuidado, como também o ambiente em que ele vive. É necessário lavar toda a região com produto carrapaticida quinzenalmente.
Leia Também:  Creches para animais de estimação: saiba mais

Saiba quais são os melhores animais de estimação para apartamento.

Saúde bucal

O mau hálito dos animais não deve ser ignorado e pode indicar que algo está fora do normal. A causa mais comum do problema são as placas bacterianas, que é um problema bastante frequente. Por isso é muito importante que sejam seguidos os devidos cuidados, como escovação dental diária, além de alimentação exclusiva com ração de boa qualidade.

Aprenda a transportar animais de estimação em ônibus com segurança.

A escovação diária dos dentes previne o mau hálito. (Foto: divulgação)

Cuidar do pet não é uma tarefa muito complicada, na maioria dos casos, mas pessoas não habituadas a esse cuidado ou que enfrentam situações inesperadas, como uma infestação por carrapatos e pulgas, pode apresentar várias dificuldades. Para solucionar o problema basta seguir as dicas e garantir mais saúde para o cão de estimação.

Top