Dicas para cuidar de cabelos mistos

Ter os cabelos dos sonhos é algo que, na maioria dos casos, parece inalcançável. Cada pessoa nasce com a predisposição a um determinado tipo…

Ter os cabelos dos sonhos é algo que, na maioria dos casos, parece inalcançável. Cada pessoa nasce com a predisposição a um determinado tipo de cabelo e, quase sempre, não é aquele que ela gostaria de ter. Sempre há um motivo de queixa, especialmente por parte das mulheres. Isso não surpreende pois, geralmente, os cabelos femininos são longos. É claro que cabelos curtos também têm seus problemas, mas quanto maiores os fios, mais aparentes se tornam certos aspectos e mais trabalhoso é o cuidado que se deve ter com os cabelos. Fios oleosos causam aborrecimentos a quem os têm; madeixas secas também dão uma enorme trabalheira e ficam com um aspecto ruim. Cuidar de cabelos mistos pode ser ainda mais complicado.

Devido aos aspectos contraditórios dos cabelos mistos, muitos têm dúvidas sobre os produtos a serem usados (Foto: Divulgação)

A dificuldade em cuidar dos cabelos mistos está na “confusão” que acaba causando. Ele tem caraterísticas opostas, pois apresenta a raiz oleosa e as pontas secas. Devido a isso, muitas pessoas acabam não sabendo, ao certo, o que fazer. Se usam um produto para reduzir o sebo da raiz, as pontas acabam ficando ainda mais secas. Se abusarem da hidratação dos fios, as raízes ficam emplastradas. Junte-se a isso o fato de que o mercado de cosméticos não oferece muitos produtos adequados e eficazes, se comparado ao que é direcionado a outros tipos de cabelo. É trabalhoso controlar o problema, mas não impossível.

Dicas de produtos para cabelos mistos

Embora muitas pessoas saibam disso, é sempre bom voltar a dizer, pois muitos ainda não sabem quais os melhores produtos para cabelos mistos. Tem muita gente que usa qualquer shampoo ou condicionador. A primeira dica é usar, sempre, produtos que sejam especialmente formulados para cabelos deste tipo, pois eles contêm substâncias que limpam os cabelos, sem agredi-los. Pode-se até usar, de vez em quando, um shampoo de limpeza profunda, mas sem exageros. Do contrário, acontecerá o famoso efeito rebote. Estes produtos limpam tanto, que as células da raiz “entendem” que o cabelo está precisando de hidratação. Então, elas passam a produzir ainda mais óleo.

Leia Também:  Corte Joãozinho: dicas para quem quer usar

Saiba como usar: Shampoo anti-resíduos: forma correta de aplicar

Cuida-se da raiz, mas as pontas acabam se ressecando mais (Foto: Divulgação)

As hidratações devem ser frequentes, como acontece com os outros tipos de cabelo. No entanto, quando for aplicar máscaras e outros produtos hidratantes, deve-se passá-los bem longe da raiz. Nenhum tipo de creme pode se acumular neste local. Os do tipo leave-in também são ótimos, pois ajudam a manter as pontas hidratadas e brilhantes. Portanto, shampoos e condicionadores devem indicar, nos rótulos, que são direcionados a cabelos mistos.

Outras dicas para cabelos mistos

Com estas dicas, o aspecto dos cabelos mistos pode melhorar (Foto: Divulgação)

Para que a aparência dos cabelos mistos melhore, é preciso evitar fontes de calor, próximas aos fios, pois elas fazem com que a raiz produza mais óleo. Portanto, chapinhas e secadores devem ser evitados. Quando usá-los, é preciso aplicar nas pontas um protetor termoativado, evitando que elas fiquem mais ressecadas.

Para finalizar, a dica é dar preferência à agua fria ou levemente morna, na hora de lavar cabelos mistos. Assim, evita-se o excesso de sebo na raiz e obtém-se mais brilho nos cabelos.

Saiba como usar leave-in: Leave-in: dicas para usar corretamente

 

Top