Dicas para criar o gato em um apartamento pequeno

Dicas para criar o gato em um apartamento pequeno

Ter um animalzinho de estimação é o sonho de muitas pessoas. No entanto, pode causar preocupação a questão do espaço disponível, principalmente porque, nos…

Por Editorial MDT em 03/09/2013

Ter um animalzinho de estimação é o sonho de muitas pessoas. No entanto, pode causar preocupação a questão do espaço disponível, principalmente porque, nos dias atuais, é muito grande o número de moradores de edifícios. Apartamentos pequenos são um problema para o confinamento de animais. Porém, com dedicação e paciência, é possível criar felinos e cãezinhos, em espaços reduzidos. Veja algumas dicas para criar o gato em um apartamento pequeno.

Prateleiras especiais decoram e divertem os gatinhos (Foto: Divulgação)

Como acomodar o gato em apartamento

Em geral, os gatinhos costumam dar-se bem em ambientes pequenos (melhor do que os cães). Como são bichinhos mais tranquilos, dá para acomodá-los, sem preocupações. Aliás, eles estão entre os melhores animais de estimação para apartamentos. Eles gostam de circular pela casa toda e se aconchegam em pequenos cantinhos. Porém, é indicado preparar para o animal um ambiente em que sua ração e água estejam disponíveis.

Separadamente, prepare um cantinho onde o felino possa fazer suas necessidades. Pode-se treinar o gato, ensinando-o a usar sua caixinha de areia. Outra opção são os banheirinhos com filtro de carvão ativado, que ajudam a eliminar o odor das fezes.

Sem arranhadores, os gatos ficam estressados e estragam os móveis (Foto: Divulgação)

Uma caminha para gatos também ajuda a mantê-lo confortável, no apartamento. Outras opções são os objetos decorativos que, além de deixarem a casa mais bonita, ainda servem como lugar de descanso para o bichano. Existem prateleiras interessantes no mercado, além de móveis divertidos, com aberturas e compartimentos especiais para isso.

Diversão e segurança para gatos de apartamento

Assim como todo animal, os bichanos também gostam de brincadeiras. É importante investir em objetos especialmente criados para a sua distração, principalmente se forem gatos que ficam sozinhos em apartamento. Os cães, neste caso, mostram uma necessidade maior; porém, os felinos também gostam de recreação. Vale a pena, também, comprar arranhadores para gatos, pois esta é uma necessidade que eles têm.

Para a segurança do gato de pequeno apartamento, é imprescindível colocar telas de proteção nas janelas e sacadas. Todos os bichanos gostam de conhecer a área ao redor e podem se acidentar.

Caixinhas de areia são essenciais à higiene do apartamento pequeno (Foto: Divulgação)

Para finalizarmos as dicas, vale lembrar que a limpeza do apartamento pequeno com gatos é muito importante. Recomenda-se o uso frequente do aspirador de pó, além de evitar o acúmulo de fezes e urina, no local. Para assegurar a saúde do animal, é preciso limpar, constantemente, os comedouros e bebedouros, a fim de evitar o acúmulo de fungos e bactérias, que podem afetar os gatinhos.

Top