Dicas para controlar o consumo de café

O consumo de café possui lugar garantido entres os hábitos da maioria dos brasileiros. Para se ter uma ideia, anualmente é consumida uma quantidade…

Se consumido na quantidade certa, o café traz vários benefícios

O consumo de café possui lugar garantido entres os hábitos da maioria dos brasileiros. Para se ter uma ideia, anualmente é consumida uma quantidade em torno de 60 litros por pessoa. O café é um alimento com muitas propriedades benéficas à saúde, porém deve ser consumido com moderação. Veja mais.

Benefícios do consumo de café

O café é um excelente alimento para o funcionamento do cérebro. Por apresentar endorfinas (substâncias que regulam o humor), ele atua na prevenção de distúrbios emocionais. Também é uma excelente fonte de antioxidantes e quando consumido em doses ideais, ajuda a combater o envelhecimento precoce e até alguns tipos de cânceres.

Segundo estudos feitos em grandes centros de pesquisa norte-americanos, o consumo diário de café também pode ajudar a evitar a depressão e diversas complicações causadas por ela, além de muitos outros problemas.

Veja também: Os benefícios do café para a saúde.

O café estimula a memória e atenção

Tomar café durante o dia deixa realmente o cérebro mais esperto, ou seja, estimula a memória e a atenção, o que ajuda muito na hora do aprendizado. Os ácidos clorogênicos e os quinídeos, que são formados durante o processo de torrefação dos grãos, são os responsáveis por esses benefícios. Por causa dessas substâncias os adeptos da bebida também possuem menos chances de apresentarem diabetes, segundo estudos da Universidade de Harvard (EUA).

O café aumenta a disposição e ajuda a memória

O café se torna perigoso quando exageramos na dose, afinal, é rico em cafeína, um forte estimulante que, quando consumido em grandes quantidades, pode causar aumento do estresse e até alterar os batimentos cardíacos.

Veja também: Mitos e verdades sobre a cafeína.

Continuar Lendo  Roupas De Mergulho, Modelos, Onde Comprar

Dicas para controlar o consumo de café

1. O consumo ideal de café é de três xícaras ao longo do dia, portanto evite ultrapassar essa medida;

2. Todos os dias na hora de preparar o café faça somente a quantidade certa para o momento. Assim, as sobras são evitadas;

3. Durante o trabalho comece a diminuir a quantidade ingerida lentamente. Por exemplo, se você consumia em torno de cinco xícaras comece a tomar somente quatro, até obter a medida ideal;

4. O mais indicado é que o café seja ingerido no desjejum, após o almoço e no lanche da tarde, apenas uma xícara em cada horário;

5. Os jovens entre 10 e 20 anos devem consumir em torno de 2 xícaras de café por dia, ou seja, no desjejum e no lanche da tarde;

6. Pratique atividades físicas, pois ajudam a melhorar o estado de alerta da mente e do corpo, dispensando assim as grandes quantidades de ingestão de café;

7. A alimentação balanceada também melhora as condições físicas e mentais, deixando a pessoa com mais disposição para realizar suas atividades diárias e facilitando o controle do consumo de café.

A quantidade recomendada é de 3 xícaras diárias

O café ainda possui muitos outros benefícios além dos citados, porém, para que ele os traga ao organismo, deve ser consumido em quantidades corretas, proporcionando o equilíbrio entre o bem-estar físico e mental.

Top