Dicas para controlar a sua reputação na internet

As pessoas usam a internet para diversas finalidades, inclusive para interagir com outros usuários. Apesar de ser um ambiente repleto de oportunidades e informações,…

É necessário pensar duas vezes antes de postar um conteúdo na internet.

As pessoas usam a internet para diversas finalidades, inclusive para interagir com outros usuários. Apesar de ser um ambiente repleto de oportunidades e informações, a rede mundial de computadores também exige cuidados para não colocar em jogo a imagem.

A privacidade é uma questão que nem sempre favorece os internautas, principalmente quando eles fazem uso de redes sociais movimentadas, como Facebook e Twitter. Quando não se tem o controle do que é postado, a reputação corre sérios riscos de ser comprometida.

O prejuízo se torna ainda maior quando se trata de uma personalidade conhecida. Recentemente, a apresentadora da Rede TV Sônia Abrão publicou no seu Instagram pessoal uma foto na qual aparece de frente para o espelho, vestida com um maiô. A imagem causou repercussão na internet, se tornando um dos assuntos mais comentados do Twitter.

Outra celebridade que foi vítima da internet foi Scarlett Johansson, que teve fotos nuas publicadas na internet. A atriz precisou contar com a ajuda do FBI e da polícia federal americana para remover as imagens hakeadas dos sites. Scarlett ainda afirma que, depois do ocorrido, ficou um tanto paranoica sobre o assunto.

Para evitar a exposição na web, é importante tomar alguns cuidados com o gerenciamento da imagem. A pessoa física, jurídica ou celebridade deve se policiar constantemente para não postar conteúdos comprometedores nas redes sociais, como frases polêmicas, vídeos ousados ou fotos que irão causar comentários negativos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft, 67% das pessoas acreditam ter controle sobre a imagem criada na internet, enquanto 44% considera as consequências que as atividades online podem trazer para a realidade.

Dicas para preservar a imagem na internet

Tome cuidado principalmente com as redes sociais.

• Antes de disponibilizar algum conteúdo polêmico na internet, é importante pensar duas vezes. A ideia de tornar algo público compromete totalmente à questão da privacidade;

• A reputação online é um fator que conta na hora de disputar uma vaga de emprego, por isso os especialistas no assunto aconselham separar o perfil profissional do pessoal nas redes sociais;

• Ajuste as configurações de privacidade do seu navegador, assim fica mais fácil gerenciar o conteúdo;

• No Facebook, procure não incluir como amigos pessoas desconhecidas;

• É importante também alertar aos amigos para não publicar fotos comprometedoras e com marcações no Facebook;

• Uma forma de saber o que a internet diz a seu respeito é fazendo uma pesquisa no buscador do Google. Caso algum site apresente um conteúdo que invada a sua privacidade e comprometa a reputação, é válido entrar em contato com o proprietário da página;

• No caso de não conseguir remover a informação negativa da internet, a melhor forma de reverter o problema é publicando conteúdos positivos sobre você.

A reputação online negativa repercurte na vida pessoal e profissional.

Top