Dicas para continuar magra após a dieta

Quando uma pessoa decide que irá emagrecer, deve se preparar, psicologicamente, para a tarefa. O período de dieta traz dias e noites que, para…

Por Editorial MDT em 19/05/2013

Quando uma pessoa decide que irá emagrecer, deve se preparar, psicologicamente, para a tarefa. O período de dieta traz dias e noites que, para muitos, são considerados os piores da vida. Muitas vezes, decide-se por um regime, pensando em uma situação específica, como uma viagem ao litoral, uma festa, etc. Noutras, a decisão se dá por uma necessidade de mudar o estilo de vida, para sempre. Mas sabemos que as coisas podem não continuar lindas, assim, após a dieta. Ao perceberem que perderam os quilos que queriam, muitas pessoas sofrem recaídas, voltando a engordar. Querem matar a vontade que sentiram, durante o longo período de regime. Quando percebem, já voltaram à vida problemática que tinham. Atitudes nada simples, porém possíveis, ajudam a evitar o retorno dos quilos eliminados. Veja algumas dicas para continuar magra após a dieta.

Muitas pessoas têm recaídas e voltam a engordar (Foto: Divulgação)

Alimentação correta

Esse é e sempre será o ponto mais importante, na perda de peso. Não adianta sofrer e voltar a comer tudo de novo, após a conquista do corpo magro. Uma visita ao nutricionista irá fazer com que a pessoa aprenda a comer um pouco de tudo aquilo que gosta, de forma balanceada. As próprias dietas são assim. O objetivo é permitir que a pessoa mate a sua vontade, de forma equilibrada e não prejudicial, além de fornecer ao organismo todos os nutrientes dos quais ele necessita. Se o cardápio adequado continuar sendo seguido, após o regime, certamente o corpo permanecerá como está.

A alimentação saudável é essencial (Foto: Divulgação)

Isso não quer dizer que o novo magro deve evitar programas com os amigos ou a família. Ele pode experimentar as coisas, porém de forma comedida. Ao perceber que exagerou no final de semana, corra para a prática de exercícios. No dia a dia, é importante fazer as refeições em seus horários corretos, sem pular nenhuma delas. Quem deixa de almoçar, pensando que está emagrecendo com isso, está enganado. É preciso comer, a cada três horas, nem que seja apenas uma barrinha de cereal e mesmo que não se esteja sentindo fome.

Prática de exercícios

Exercícios físicos devem fazer parte da rotina (Foto: Divulgação)

Não adianta espernear. Quem atingiu seu objetivo e quer continuar magra deve considerar os exercícios físicos parte essencial de sua vida. Uma simples caminhada, de meia hora, já é suficiente (desde que não se exagere na comida, é claro). Qualquer prática é importante e indispensável a quem deseja continuar com o peso ideal. Os exercícios também são importantes pois, como eles, pode-se até mesmo comer mais um pouquinho, afinal, perder peso, sentado, é o mesmo que passar muita vontade de comer certas coisas.

Veja como se alimentar corretamente: Alimentação balanceada, Dicas, Sugestões

Leia mais sobre a manutenção do peso: Como evitar efeito sanfona

Top