Dicas para conseguir parar de fumar

Parar de fumar não é uma tarefa tão simples assim. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma das principais causas de morte…

Parar de fumar não é uma tarefa tão simples assim. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma das principais causas de morte evitáveis no mundo. Saiba mais sobre o assunto e veja dicas para parar de fumar.

Parar de fumar é essencial para a saúde. (Foto: divulgação)

Tabagismo

O cigarro mata cerca de 6 milhões de pessoas todos os anos, das quais mais de 600 mil são fumantes passivas. Trata-se de um dos maiores fatores de risco para doenças crônicas, como de pulmão, cardiovasculares, doenças crônicas e câncer. Portanto, se você fuma, está na hora de parar.

Além de ser um ótimo sentimento de confiança por se livrar de uma dependência química, a pessoa terá sempre ótimos motivos para abandonar de vez o cigarro. Parar de fumar é uma atitude isolada e muito importante que um fumante deve ter para melhorar a qualidade da sua saúde.

A alimentação saudável é importante na hora de parar de fumar. (Foto: divulgação)

Dicas para parar de fumar

1. Repense na sua rotina: é preciso planejar atividade para colocar no lugar do cigarro. Pense no que seria possível mudar e procure fazer atividades diferentes.

2. Preparo físico: procure fazer caminhadas em locais agradáveis. Se não gosta de caminhar, procure fazer outro exercício ou esporte que lhe agrade. Preencha seu tempo com algo que goste de fazer.

3. Alimentação: fique atento para alimentação, pois ela pode ajudar muito nesse momento. É normal ocorrer um ganho de peso de até 2 quilos após deixar de fumar.

4. Lidando com a vontade: é de se esperar que o ex fumante irá ficar ansioso, irritado, com dificuldade de concentração, terá dores de cabeça e sentirá vontade de fumar. Cada pessoa possui uma experiência diferente. Uns se sentem mais desconfortáveis, outros não.

Leia Também:  7 segredos para o esmalte durar mais tempo

5. Não fuja das armadilhas: quando passamos por problemas diários é comum cair em tentação. Procure manter a calma e entender que fumar não irá resolver o problema e sim piorar.

6. Se sentir muita vontade de fumar:pegue um pedaço de papel e faça desenhos. Não fique parado e tente mudar o foco da sua atenção. A vontade de fumar não dura mais do que alguns minutos.

Procure fazer algo que você gosta para distrair a vontade de fumar. (Foto: divulgação)

Em todas as idades ou fase do vício, vale a pena insistir em parar de fumar. Ao eliminar o cigarro, o corpo vai sendo desintoxicando aos poucos e os benefícios começam a surgir. Aposte nas dicas citadas acima para parar de fumar e fique livre desse vicio.

Top