Dicas para conseguir mudar de função na empresa

A falta de novos desafios e oportunidades pode gerar um certo descontentamento profissional. Por isso que alguns trabalhadores que permanecem muito tempo exercendo a…

Por Paulo Lima em 21/02/2013

A falta de novos desafios e oportunidades pode gerar um certo descontentamento profissional. Por isso que alguns trabalhadores que permanecem muito tempo exercendo a mesma função acabam sentindo-se frustrados por não conseguirem a ascensão que almejavam.

Se você acha que já está na hora de mudar de cargo ou área de atuação, saiba que existem dicas que podem ajudá-lo a conquistar este objetivo. São orientações importantes para que você faça uma transição segura, sem correr maiores riscos.

Dicas para mudar de função na empresa

As dicas que separamos são fundamentais para que você possa fazer a transição de cargo de forma segura e sem riscos. (Foto: Divulgação).

1. De acordo com os especialistas, o primeiro passo para a mudança é fazer uma autorreflexão. Você não pode entrar na sala do seu chefe para pedir um novo cargo sem antes saber o que você quer e quais são as suas paixões.

Faça uma lista de suas habilidades e competências e veja como elas poderiam ser aproveitadas em outro cargo. Sem isso, dificilmente você vai conseguir determinar, de modo coerente, a área para a qual deseja ser transferido;

Saiba o que importa no processo seletivo seguindo o tipo de cargo.

Antes de pedir uma nova função ao seu chefe, veja como suas habilidades poderiam ser aproveitadas em outro cargo. (Foto: Divulgação).

2. A princípio, seu chefe pode não gostar muito da ideia. Por isso, nesse primeiro instante, você deve tranquilizá-lo, deixando claro que você o ajudará a encontrar e a treinar um substituto para o seu cargo. Enfatize também que você irá se comprometer com o cumprimento das metas e que não deixará o departamento “na mão”.

Em sua conversa, procure destacar que a transição não beneficiará apenas a sua carreira, mas que ela trará resultados positivos para o seu chefe e toda a equipe;

Leia também: Dicas para ser promovido em 2013.

Ressalte que a mudança não vai beneficiar apenas a sua carreira, mas que ela também trará resultados positivos a equipe. (Foto: Divulgação).

3. Para ser lembrado no momento em que novas oportunidades surgirem é importante que você mostre suas habilidades a um número maior de pessoas. Converse com o seu chefe para encaixá-lo em projetos onde você possa assumir um papel de liderança. Outra possibilidade é se apresentar voluntariamente em uma força tarefa ou comitê que cuide de assuntos distantes dos quais você está acostumado a fazer;

4. Faça contato com o maior número de pessoas possível dentro de sua empresa. Peça a elas orientações de carreira e informações sobre as atividades realizadas nos diferentes departamentos. Uma dica interessante é tentar incluir em seus “aliados” pelo menos um membro da área de recursos humanos. O RH sabe onde há cargos disponíveis e vagas que se encaixem no seu perfil e interesse.

Lembre-se de que mesmo seguindo essas orientações, você corre o risco de receber uma resposta negativa. Neste caso, a solução talvez seja mudar de organização e procurar uma empresa que ofereça a chance que você está procurando.

Top