Dicas para conquistar independência financeira

Quer conquistar sua independência financeira em 2013? Saiba que para isso você precisa seguir algumas orientações sobre como planejar e reduzir os seus gastos.…

Quer conquistar sua independência financeira em 2013? Saiba que para isso você precisa seguir algumas orientações sobre como planejar e reduzir os seus gastos. Por mais que você tenha dificuldade no começo, com o tempo, os resultados obtidos através do seu esforço servirão de motivação para você não desistir.

Em sua busca pela independência financeira, comece observando se suas despesas estão maiores do que sua renda (Foto: Divulgação),

O primeiro passo é verificar se suas despesas são maiores do que a sua renda. Para isso, basta subtrair de quanto ganha os gastos que você tem mensalmente. Desse restante, separe uma quantia e guarde. Mesmo que seja pouco, depois de alguns meses, esse valor pode se transformar num bom montante (guardando 50 reais todo mês, por exemplo, você terá 600 reais em um ano).

Agora, se isso não está acontecendo, você precisa tomar algumas medidas para manter as suas despesas sob controle. Confira as dicas que separamos e saia do vermelho!

Diminua os seus gastos

Você deve se esforçar para diminuir os gastos e guardar o máximo de dinheiro que puder. (Foto: Divulgação),

Comece colocando no papel todos os seus gastos, inclusive aqueles que são considerados esporádicos, como lanches, gorjetas, passeios etc. A partir daí, veja o que pode ser cortado e observe para onde está indo o seu dinheiro.

Veja como controlar as despesas pessoais.

Tome bastante cuidado com compras parceladas e com o uso do cartão de crédito. Além disso, procure diminuir gastos com luz, telefone, água, entre outros. Faça o que estiver ao seu alcance para economizar e reduzir as suas despesas.

Com isso, estipule um valor que você gostaria de poupar por mês (10% da sua renda líquida). Definindo uma meta, você vai se sentir mais motivado para economizar e correr atrás de seus objetivos.

Leia Também:  Governo anuncia aumento de imposto sobre a folha de pagamentos

Controle as despesas de última hora

Com força e determinação, dentro de pouco tempo você vai conseguir sair do vermelho. (Foto: Divulgação).

Mesmo passando por uma reeducação financeira, você pode ter alguns gastos extras, basta tomar cuidado para não exagerar. Por exemplo, separe uma quantia fixa por mês (R$50, por exemplo) para programas de última hora, como ir ao cinema, a lanchonete etc.

Entretanto, você precisa ser firme e resistir à tentação de passar do limite estabelecido. Caso perceba que não vai conseguir manter o controle, deixe para sair quando já estiver um pouco mais folgado. Pelo menos assim você não vai correr o risco de complicar ainda mais a sua situação.

Veja também: Dicas para economizar dinheiro gastando pouco.

Peça a ajuda de todos

Antes de definir as suas metas, converse com a sua família e peça a colaboração de todos. Defina regras sobre uso de telefone, banho, gastos no supermercado etc. Trabalhando todos juntos, os resultados vão aparecer de forma ainda mais rápida e você vai conquistar sua independência financeira com mais facilidade.

Top