Dicas para conciliar trabalho e estudo

Logo que passamos da primeira infância, entramos em uma fase em que começamos a lidar com algo que nos irá acompanhar pelo resto de…

Logo que passamos da primeira infância, entramos em uma fase em que começamos a lidar com algo que nos irá acompanhar pelo resto de nossas vidas, quer queiramos ou não: assumir compromissos. O primeiro passo nessa direção é dado quando entramos na escola. Ao ingressar nesse estágio, a criança começa a perceber o quanto de tempo e dedicação é necessário para se estudar. Esse processo durará no, mínimo 9 anos.

No entanto, a medida em que os anos passam todo aquele tempo necessário que tinha para estudar pode ser diminuído, porque surge a necessidade de assumir outro compromisso: o trabalho remunerado. É nesse período que, pode se estender, por muitos anos que pode compreender trabalhar durante o dia e estudar a noite ou o contrário, estudar de manhã e trabalhar à tarde e à noite. Como fazer para conciliar duas atividades igualmente importantes, uma vez que, quase sempre, o sucesso de uma depende do sucesso da outra?

“O bicho costuma pegar” como se diz na gíria, quando se trabalha diariamente em uma jornada de trabalho extensa, de 8, 9 e em alguns casos, até 10 horas por semana, sendo que, em alguns casos, essa jornada se estende pelo sábado. Nesses casos, alguns consultores, recomendam um tempo dedicado aos estudos de duas ou três horas por dia. Esse período pode compreender, o tempo em que a pessoa passa se deslocando da casa para o trabalho e desse para a faculdade, principalmente se a pessoa usar ônibus. Esse, certamente, é um tempo precioso.

No entanto, a pessoa que faz essa dupla jornada diariamente deve tomar um cuidado em relação ao seus limites, visto que a maioria das pessoas não aguenta assimilar muita informação durante o dia inteiro, por isso é importante que ela tenha alguns momentos de lazer e que durma uma boa quantidade horas, até para que a mente possa ter um tempo para absorver tanta informação.

Leia Também:  Os 10 Maiores Jogadores da História do Futebol

Até por ter essa limitação, é recomendado que a cada duas horas dedicada ao estudo, que se pare para comer alguma fruta, assistir um pouco de televisão, ouvir uma música, para dar uma relaxada e tirar a tensão. Outro fator que é importante é que a pessoa ficar atenta com o local onde ela estuda. É fundamental que seja calmo e silencioso.

Como isso quase sempre é impossível, ainda mais em casa, é importante que a pessoa seja muito organizada, até para não se dispersar. Que ela escolha o horário em que há menos movimentação na casa ou então o lugar da casa em que menos circula gente. Quanto a organização do estudo propriamente dito, é preciso que ela tenha um cronograma, em que ela elenque o que é mais importante ser estudado.

A importância da participação nas aulas

No entanto, há pessoas que realmente não tem a menor condição de estudar em casa ou, se têm, o tempo é muito pequeno. Esses são os casos das pessoas casadas que já têm filhos, principalmente as mulheres. Nesses casos o fundamental é aproveitar, ao máximo, o tempo em que passa na escola ou universidade, seja prestando muito atenção nas aulas, e com uma participação muito ativa, seja interagindo com os colegas ou tirando todas as dúvidas que tiver com o professor na hora em que surgem. Enfim, nada pode ser deixado para depois.

Tanto que muitos professores valorizam muito isso, principalmente dos alunos dos cursos noturnos e, certamente, avaliaram isso durante o transcorrer do ano letivo.

Outra situação que deve ser fartamente explorada pelo aluno ou aluna que tem uma vida atribulada é aproveitar parte de sua bagagem de vida e até profissional. Muitas vezes, o curso que ele está fazendo tem a ver com a área que já atua profissionalmente, o que facilita muito seu desempenho, visto que já lida com aquilo no dia a dia. Há, no entanto, muitos casos em que ocorre o oposto. Ele assimila muitas novidades que estão acontecendo na sua área e leva esses novos conhecimentos para sua prática profissional e para seus colegas de trabalho.

Leia Também:  Vagas de Emprego para Recepção e Portaria

Nesse período da vida de uma jornada diária um tanto puxada, o que vai segurar a onda certamente será a dedicação que cada um empenhar no que está fazendo e, nesse aspecto, o que vai contribuir será o interesse, principalmente se ela tiver objetivos claros a serem alcançados com todo esse esforço e se gostar do faz ou do que estuda, todo obstáculo será facilmente suplantado.

Top