Dicas para comprar um imóvel usado

Comprar um imóvel não é uma tarefa fácil. Para não tomar a decisão errada e adquirir um local que apresente problemas dias após a…

Por Élida Santos em 16/12/2011

Escolha o imóvel usado mais adequado a sua realidade (Foto: Divulgação)

Comprar um imóvel não é uma tarefa fácil. Para não tomar a decisão errada e adquirir um local que apresente problemas dias após a compra, é bom verificar alguns pontos na hora de negociar o preço do local. Seja casa ou apartamento, muitas pessoas compram imóveis já utilizados por outras famílias. A prática é comum e pode ser um bom negócio se analisada corretamente.

Para comprar um bom imóvel usado é necessário focar no que busca. Avalie o valor do investimento que quer fazer. Por exemplo, se você quer gastar apenas R$150.000,00, busque um imóvel em bom estado nesse valor, para não precisar realizar nenhuma reforma adicional. Outra alternativa é comprar um imóvel mais barato, que necessite de pequenas reformas. Assim, você gasta o dinheiro em duas etapas: na compra e na reforma.

Encontre o imóvel adequado ao seu poder aquisitivo (Foto: Divulgação)

A localização é outro fator a ser pensado. Locais mais afastados de centros comerciais exigem gastos adicionais com transporte. Avalie se esse custo, a longo prazo, será um bom negócio, ou pague mais pelo imóvel devido a sua boa localização. Tudo depende também do valor que você pode investir e da finalidade da compra. Se for para moradia, aluguel, uso corporativo, entre outros motivos que levam uma pessoa a comprar o imóvel.

Negociação particular tem suas vantagens e desvantagens. Muitas pessoas excluem as imobiliárias das negociações para não ter de pagar comissão para o corretor, mas na hora de comprar um imóvel nem sempre é um bom negócio. O corretor sabe exatamente os problemas que o local pode apresentar, conhece também os benefícios de cada compra. Então, se você decidir comprar um imóvel sem a ajuda de um corretor, fique atento para não pagar um valor acima do que o local vale e certifique-se que o local está exatamente do jeito que o proprietário está anunciando.

Não exagere nas reformas (Foto: Divulgação)

Ao visitar o imóvel usado, antes de comprá-lo, visualize como você quer que ele fique. Se tiver que mudar muitas coisas para que o local se adeque ao seu gosto e necessidade, repense a compra, pois talvez não seja um bom negócio praticamente construir outra casa ou apartamento para entrar nos seus padrões. Lembre-se que por se tratar de uma casa “usada” algumas coisas não difíceis de mudar, pois o projeto da construção do imóvel foi realizado de uma maneira e você tem gostos diferentes, por isso, só compre um imóvel usado se você se adaptar a ele.

O sonho da casa própria fica mais próximo quando sabemos o que queremos e quanto podemos gastar.

Top