Dicas para comprar um apartamento ideal

Comprar um apartamento é o sonho de muitos brasileiros que desejam sair de casa ou se ver livre do aluguel. Este sonho está cada…

Por Redacao em 03/01/2012

Dicas para comprar um apartamento (Foto:Divulgação)

Comprar um apartamento é o sonho de muitos brasileiros que desejam sair de casa ou se ver livre do aluguel. Este sonho está cada vez mais possível para algumas pessoas, isso por causa das facilidades de financiamento e compra de imóveis.

A primeira dica é a de nunca comprar um apartamento por impulso, pesquise os preços, visite os locais e analise a localização. As facilidades de compra de alguns imóveis podem mascarar alguns defeitos ou dívidas no nome do proprietário anterior.

Localização

Cidades grandes podem causar preocupação em relação a violência e ao trânsito, por isso se você deseja morar nos centros urbanos preste atenção no bairro que deseja morar. Avalie se o imóvel é próximo de pontos de ônibus, hospitais, supermercados e se possui rondas policiais frequentes. Se você tem filhos, o ideal é morar perto de escolas e creches, um apartamento próximo do seu trabalho também pode ajudar na praticidade do dia a dia.

Visite o apartamento tanto durante dia quanto pela noite,  descubra se é muito movimentado e se o índice de criminalidade é alto neste lugar.

Comprar um apartamento para sair do aluguel (Foto:Divulgação)

Apartamento na planta

Comprar o apartamento na planta pode ser arriscado. É necessário ter confiança na construtora e investigar se ela já recebeu alguma reclamação no Procon. Também é comum as construtoras atrasarem a entrega da chave, por isso você deve estar preparado para pagar um possível aluguel, enquanto o seu imóvel não é entregue.

Perfil do Comprador

Antes de comprar, é importante levar em consideração as características da sua família. Se você é solteiro deve comprar um apartamento com um preço que caiba no seu bolso. Além disso, um adulto jovem não precisa de muito espaço, por isso pode encontrar apartamentos menores com preços compatíveis.

Já no caso de um casal sem filhos, o ideal é um apartamento maior e com quartos a mais para possíveis filhos. Comprar um apartamento adequado, já no início do casamento, pode evitar despesas maiores com taxas da imobiliária ou para transferência de imóveis.

A chave do apartamento (Foto:Divulgação)

No caso de família com crianças pequenas ou adolescentes é preciso ter um apartamento que tenha parquinho e salão de jogos para distrair os pequenos. Para os adolescentes, é importante ter mais de uma vaga na garagem, pois quando atingem a maior idade, eles muitas vezes ganham um automóvel de presente e é importante deixar o veículo em um local seguro.

Já os idosos e os deficientes físicos devem ficar atentos antes de comprar um apartamento. O ideal é um prédio que fique em um local longe de ladeiras e que tenha elevador. Em apartamentos, com poucos andares, os idosos podem precisar subir escadas, então neste caso o ideal é que eles morem no térreo.

Comprar um apartamento e sair do aluguel é um sonho possível de se realizar, porém a pesquisa antes da compra é o que vai assegurar que você fará um bom negócio. Sendo assim, antes fechar o negócio, pesquise todos os detalhes e faça tudo com calma. Dessa forma, você poderá curtir seu novo apartamento sem dores de cabeça.

Top