Dicas para comprar com segurança em sites internacionais

Bem na tela do seu computador, a poucos cliques de distância, você pode comprar praticamente qualquer tipo de produto, de marcas famosas e a…

Por Andre em 29/01/2013

Bem na tela do seu computador, a poucos cliques de distância, você pode comprar praticamente qualquer tipo de produto, de marcas famosas e a preços bem mais em conta do que os praticados no Brasil, pesquisando em sites estrangeiros, que oferecem também produtos que nem mesmo foram lançados por aqui.

Comprar em sites do exterior requer ainda mais cuidados do que as compras realizadas no Brasil (Foto: Divulgação)

Porém, para comprar com segurança em sites internacionais, é preciso tomar alguns cuidados, que incluem conselhos bem semelhantes àqueles já conhecidos por quem costuma comprar via internet em lojas nacionais, como verificar a idoneidade do site e prestar atenção aos procedimentos que evitam a ação de vírus e outras pragas virtuais, como a presença do cadeado de segurança.

Além disso, o comprador deve salvar e armazenar no PC todas as telas dos passos realizados para a compra, que serão muito úteis para comprovar, por exemplo, possíveis preços cobrados erroneamente na fatura do cartão de crédito. Confira outras dicas para realizar uma compra segura em sites estrangeiros.

Saiba mais: Compras internacionais pela internet

Dê preferência às lojas mais conhecidas

A Amazon é uma das maiores varejistas online do mundo (Foto: Divulgação)

Assim como você deve fazer nas compras online nacionais, prefira comprar em sites estrangeiros que possuam uma boa reputação e recebem comentários positivos de quem já comprou neles. Sites como Amazon e eBay, entre outros, fazem parte daqueles mais conhecidos.

Fique atento ao prazo de entrega, ao frete e às taxas de importação

Alguns produtos comprados em sites internacionais podem ser taxados, aumentando bastante o preço final (Foto: Divulgação)

Na hora de comprar em sites internacionais, verifique também se o site com o qual você está negociando realiza entregas no Brasil. Caso isso não ocorra, será necessário usar serviços como os oferecidos pelo Skybox, que disponibiliza um endereço físico nos EUA, para onde a sua compra é enviada, e de lá vem para a sua casa. O serviço é cobrado.

Conheça as opções: Encaminhador de encomendas para compras internacionais, dicas

Além disso, não se esqueça de conferir o prazo de entrega, que pode chegar a mais de 60 dias; ao valor cobrado pelo frete; e também às taxas de importação que podem incidir sobre o produto que você comprou, aumentando bastante o preço.

O PayPal é uma boa opção para o pagamento

Usar o PayPal na hora de pagar pode ser uma boa opção (Foto: Divulgação)

Para garantir uma maior segurança aos dados do seu cartão de crédito, uma boa opção é utilizar o PayPal como forma de pagamento. O sistema também é útil para quem não tem cartão de crédito internacional e para auxiliar no recebimento da quantia paga, caso o produto não seja entregue ao comprador. Lembre-se de fazer a conversão dos valores para o Real.

Verifique a política de trocas da loja virtual

O comprador também deve ficar atento à conversão dos valores para a moeda nacional e também à política de trocas da loja virtual (Foto: Divulgação)

Outro ponto importante para comprar com segurança em sites do exterior é verificar a política de trocas em caso de produtos danificados. Se houver dúvidas ou algum problema na transação, você pode procurar o Procon.

Top