Dicas para comprar calçados pela internet

Compras pela internet estão a cada dia mais comuns. Roupas e calçados, no entanto, ainda deixam as pessoas um pouco receosas, pois estamos habituados a prová-los, antes de levá-los para a casa. Porém, é possível ter uma experiência satisfatória com este tipo de transação, desde que alguns pontos sejam observados. Veja algumas dicas para comprar calçados pela internet.

O número de pessoas que aderem ao e-commerce aumenta, a cada dia (Foto: Divulgação)

Dicas para escolher a loja

Este é o cuidado mais importante, quando se realiza compras pela internet. O número de lojas online, atualmente, aumenta a cada dia. É vantajoso vender e comprar, usando a rede. Porém, nem sempre se pode confiar em um determinado site. A primeira dica é verificar a idoneidade do vendedor, realizando pesquisas virtuais e conferindo se a loja é segura. Procure por depoimentos de outras pessoas que já tiveram uma experiência com a loja que você elegeu.

Finalmente, verifique na própria página se a loja virtual de calçados é segura e blindada contra roubo de informações, clonagem de cartão, etc.

Como escolher calçados na internet

É preciso conferir a medida dos pés e verificar qual é o número correspondente do calçado. Isso pode ser feito em casa, usando-se uma régua (ou fita métrica), uma caneta e uma folha de papel. Faça-o de preferência ao final do dia, quando os pés estão um pouco inchados. Siga os passos, a seguir:

– coloque o pé sobre o papel e marque o local correspondente à ponta do dedão e ao final do calcanhar. Faça isso com os dois pés, pois eles têm uma sutil diferença. Em geral, o esquerdo é maior. Com a régua ou a fita métrica, meça a distância de um ponto ao outro. Esta será a medida do comprimento de seus pés e já é possível saber qual o número de calçado você deverá usar;

– caso escolha um modelo que será usado com meias, use-as, na hora de medir os pés para comprar calçados;

– a tabela para calçados brasileiros tem as seguintes medidas, respectivamente o comprimento dos pés (cm) e o número correspondente (lembrando que se tratam de números aproximados):

22,0 cm – 34

22,7 cm – 35

23,3 cm – 36

24,0 cm – 37

24,7 cm – 38

25,3 cm – 39

26,0 cm – 40

26,6 cm – 41

27,3 cm – 42

28,0 cm – 43

28,6 cm – 44

29,3 cm – 45

30,0 cm – 46

Medir os pés ajuda a acertar, na hora da compra (Foto: Divulgação)

Vale ressaltar que os tamanhos dos calçados podem variar, conforme a marca. O ideal é comprar um número que ofereça conforto e que não seja exatamente igual à medida dos pés.

Em geral, os sites que vendem calçados disponibilizam uma tabela para medição. Em alguns deles, inclusive, é possível imprimir uma figura, com todas as medidas, verificando em qual delas se encaixam os nossos pés.

Cuidados ao comprar calçados pela internet

Após seguir os passos acima e escolher o modelo, é importante verificar qual é a política de venda e troca de calçados online, oferecida pela loja. Erros podem acontecer. Os calçados comprados podem não ser exatamente o que você queria, podem ficar apertados ou largos demais, podem vir em um modelo diferente, etc.

Existem lojas que disponibilizam a troca em até 30 dias, de forma gratuita. Já outras não se responsabilizam pelos gastos, caso o cliente queira enviar de volta o produto. A troca é possível, mas as despesas de correio ficam a cargo do cliente.

Caso o calçado seja entregue com algum defeito ou a loja envie um modelo diferente daquele que você comprou, então ela deverá arcar com os custos de correio para a troca.

É importante verificar se o site é realmente seguro (Foto: Divulgação)

A compra de sapatos pela internet também deve ser feita com antecedência, caso você queira usar o produto numa data específica. Nunca deixe para comprar em cima da hora, pois podem ocorrer problemas na compra online e nem sempre as transações são realizadas em tempo ideal.

Finalmente, tenha bastante atenção com o modelo escolhido. Utilize a ferramenta de Zoom, aumentando a imagem do produto e verificando sua cor e detalhes. Se possível, utilize mais de um computador para isso, pois as cores das imagens podem variar, de uma tela a outra.

Reply