Dicas para comprar apartamento na planta

O sonho da casa própria tem virado pesadelo para algumas pessoas que optaram por comprar o imóvel na planta, atraídas por uma série de…

Tome alguns cuidados antes de comprar o seu apartamento na planta, para não ter os mesmos problemas que muitas pessoas têm enfrentado

O sonho da casa própria tem virado pesadelo para algumas pessoas que optaram por comprar o imóvel na planta, atraídas por uma série de vantagens oferecidas por construtoras, mas que acabaram tendo de enfrentar atrasos na entrega e rachaduras nas paredes, entre diversos outros problemas.

Ultimamente, tem acontecido um verdadeiro boom imobiliário, devido ao crescimento da economia e às facilidades para a compra de imóveis, como o programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, através do qual muitas pessoas conseguiram adquirir seus primeiros imóveis.

Neste quadro, a compra de imóveis, principalmente apartamentos na planta, teve um grande aumento na oferta, por causa de vantagens que esse tipo de empreendimento possui, como menor burocracia para tirar a documentação, valorização do imóvel ao fim da construção e a possibilidade de personalizar a residência ao gosto do proprietário.

Porém, é importante ter alguns cuidados antes de comprar o seu apartamento na planta, para não passar por diversos incômodos que muitos compradores têm passado, inclusive tendo que procurar a Justiça para resolver o problema. Confira algumas dicas.

Querendo comprar imóveis? Consórcio imobiliário – Vantagens, entenda como funciona

Tirando as dúvidas: Certidão negativa de imóveis: como emitir

Pesquise a construtora

Comprar apartamento na planta requer bastante pesquisa. Procure informações sobre a construtora, verificando seus projetos anteriores, visitando proprietários de imóveis construídos por ela, questionando sobre prazos de entrega, promessas cumpridas, etc.

Leia Também:  Dicas de varas de pesca, modelos, como escolher

Pesquise também se há algum tipo de processo na Justiça contra ela e qual o motivo. Não tenha pressa, se encontrar algo negativo, procure outras opções.

Visite projetos anteriores da construtora e acompanhe de perto as obras do seu apartamento

Acompanhe as obras

Iniciadas as obras do prédio, sempre que puder dê uma passada por lá, verificando a qualidade dos materiais utilizados nas partes elétricas, hidráulicas, pisos, acabamentos, etc. É um direito seu acompanhar as obras e você pode até chamar alguém que entenda do assunto para ir junto fazer as verificações.

Leia o contrato com atenção

Leia atentamente o contrato e, se possível, peça a um advogado para analisá-lo e esclarecer algo que tenha ficado em dúvida. Você deve conhecer todos os seus direitos e deveres. Caso a construtora tenha feito alguma promessa e não a tenha colocado no contrato, exija que ela coloque e o responsável assine.

Um dos maiores problemas enfrentados pelos compradores é a demora na entrega das chaves do apartamento

Fique atento aos prazos

Exija que os prazos acordados sejam cumpridos, prestando atenção se há no contrato alguma cláusula referente à prorrogação do prazo de entrega. Caso o prazo tenha acabado e o apartamento não tiver sido entregue, o proprietário pode rescindir o contrato e pedir a devolução do valor que já foi pago ou entrar com pedido de indenização.

Guarde os comprovantes

Se houver atraso na entrega do apartamento e você tiver que alugar outro imóvel, adiar o casamento ou outra situação desse tipo, guarde todos os comprovantes e recibos, pois eles serão úteis na hora de pedir uma indenização à construtora.

Top