Dicas para começar o ano sem dívidas

Alguns gastos são típicos do começo de ano, como por exemplo, o IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), o IPVA (…

Por Élida Santos em 03/01/2012

Para começar 2012 bem negocie todas as dívidas (Foto: Divulgação)

Alguns gastos são típicos do começo de ano, como por exemplo, o IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), o IPVA ( Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e os gastos com material escolar. Além disso, as pessoas costumam abusar nas compras de final de ano, parcelando os muitos presentes de Natal no cartão de crédito e passando longos 12 meses, pagando o excesso de gastos. Para começar o ano sem dívidas veja algumas dicas:

1 – Negocie as dívidas existentes: Se você não estiver conseguindo pagar as suas dívidas na data do vencimento, negocie. Entre em contato com a loja ou a financeira que administra o seu cartão de crédito e pague um pouco do valor devido por mês. Se tiver o dinheiro para o pagamento à vista é melhor ainda, pois o credor poderá te dar um desconto que faz com que o valor da dívida diminua.

Economize nas compras (Foto: Divulgação)

2- Economize nas compras: Na hora de comprar, pechinche, corra atrás das promoções e compre em atacado sempre que possível. Por exemplo, no caso do material escolar, reúna um grupo de pessoas e compre cadernos, lápis, borracha e outros produtos que são pedidos na listagem da escola em locais que vendem em grande quantidade e com um desconto maior. Outra dica para economizar nas compras é, comprar somente o necessário e, de preferência, se estiver na promoção.

Poupe dinheiro para passar o ano tranquilamente (Foto: DIvulgação)

3 – Guarde dinheiro: Guardar dinheiro é uma atitude necessária para não passar mais 12 meses no aperto. Coloque um pouco de dinheiro por mês na poupança, ou aplique na previdência privada, o que importa é guardar um capital para momento de urgência. Sempre que for necessário poupe pensando no futuro, para não ter que se endividar por causa de imprevistos, como perder o emprego ou doença. Para economizar ainda mais, anote todos os seus gastos.

Seguindo essas três dicas, com certeza, você terá um ano sem dívidas. Para garantir as quitações das contas, procure formas de ter uma renda extra, ou busque um emprego onde você possa ter uma estabilidade financeira e que receba um salário maior. Se você optou pela renda extra existem várias opções, como por exemplo, a venda de artesanato ou produtos de beleza, bijuterias e até trabalhos eventuais que você possa fazer. Aproveite os seus dotes para ganhar dinheiro.

Top