Dicas para colocar fibras na rotina alimentar

Veja dicas para colocar fibras na rotina alimentar. Esse nutriente é fundamental para o bom funcionamento do organismo, afinal, combate prisão de ventre, reduz…

Veja dicas para colocar fibras na rotina alimentar. Esse nutriente é fundamental para o bom funcionamento do organismo, afinal, combate prisão de ventre, reduz o colesterol, controla a glicemia, previne problemas cardíacos e oferece muitos outros benefícios à saúde.

A aveia é um alimento rico em fibras. (Foto Ilustrativa)

A aveia é um alimento rico em fibras. (Foto Ilustrativa)

Antes de saber como incluir fibras no cardápio, é importante saber que esse nutriente se divide em dois grupos: solúveis e não solúveis. O primeiro diz respeito à uma substância que dissolve na água e forma uma espécie de gel, que evita a absorção de gordura pelo intestino. Já o segundo grupo serve para regular o trânsito intestinal.

Dicas para colocar fibras na rotina alimentar

De acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde), um ser humano adulto deve consumir de 20 a 30g de fibras por dia. No entanto, nem todos os brasileiros seguem essa recomendação. Estima-se que 68% da população não ingere a quantidade de fibras que o organismo tanto precisa.

Confira a seguir dicas para colocar fibras na rotina alimentar:

Substitua o pão comum pelo integral

O pão integral não pode ficar de fora do cardápio. (Foto Ilustrativa)

O pão integral não pode ficar de fora do cardápio. (Foto Ilustrativa)

O pão integral, assim como outros alimentos integrais, é rico em fibras. Portanto, vale a pena incluí-lo no cardápio, de preferência no lugar do tradicional pão francês. Essa substituição com certeza vai tornar a dieta muito mais saudável.

Consuma leite com cereal

O leite é um alimento rico em cálcio, mas bem pobre em fibras. Na hora de consumi-lo no café da manhã, adicione algumas colheres de cereal matinal. A combinação é saborosa, saudável e faz muito bem para o intestino.

Continuar Lendo  Dieta do Ovo funciona?

Abuse das frutas

Se o seu objetivo é aumentar a quantidade de fibras da dieta, então consuma mais frutas. Maracujá, mamão, ameixa, pera, manga e laranja são boas escolhas. Também vale a pena escolher uma fruta, picá-la e acrescentar algum grão rico em fibras, como linhaça. Aproveite, ainda, o bagaço e a casca das frutas, pois essas partes são ricas em fibras e outros nutrientes.

Consuma frutas e aumente a ingestão de fibras. (Foto Ilustrativa)

Consuma frutas e aumente a ingestão de fibras. (Foto Ilustrativa)

Mistura caseira

Se você tem dificuldades de incluir os alimentos ricos em fibra no cardápio, então experimente preparar uma mistura caseira rica nesse nutriente. Os ingredientes necessários são: 2 colheres (sopa) de aveia hidratada com água, 1 pedaço de mamão e 1 porção de uvas passas. Consuma a mistura uma vez por dia, de manhã, à tarde ou à noite.

Siga as dicas para colocar fibras na rotina alimentar e deixe o seu cardápio muito mais saudável. Não se esqueça que também é importante consumir outras fontes de nutrientes, como vitaminas e minerais.

 

Top