Dicas para cativar os recrutadores de emprego

A corrida por uma vaga de emprego costuma ser um processo árduo. O candidato precisa enfrentar várias barreiras para conseguir se posicionar no mercado…

A corrida por uma vaga de emprego costuma ser um processo árduo. O candidato precisa enfrentar várias barreiras para conseguir se posicionar no mercado de trabalho, como a concorrência e os critérios de seleção.

A entrevista de emprego é as etapa mais importante do processo seletivo. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Recrutadores afirmam evitar contratar candidatos obesos

A busca por emprego

Cada empresa tem o seu próprio método para escolher funcionários, mas normalmente elas contam com o trabalho de recrutadores. Estes profissionais são responsáveis por avaliar os currículos, conduzir a dinâmica em grupo e também analisar o comportamento do candidato durante a entrevista de emprego.

Um único deslize pode fazer com que o candidato perca a chance de disputar uma oportunidade de trabalho, por isso ele precisa se preparar psicologicamente para enfrentar o recrutador. Também é importante considerar a idade e o estilo da pessoa que está avaliando, afinal, um recrutador jovem nem sempre pensa da mesma forma que um recrutador mais velho.

Como cativar o recrutador de emprego?

Confira a seguir uma seleção de dicas para cativar o recrutador:

O candidato precisa ser amigável e confiante. (Foto:Divulgação)

• É fundamental preparar um bom currículo para chamar a atenção do recrutador. De repente vale a pena apostar em recursos que se diferenciem dos demais candidatos à vaga, como vídeo ou infográfico;

• Um recrutador valoriza o currículo funcional, ou seja, aquele que destaca as habilidades e conquistas obtidas durante a carreira. O candidato deve falar sobre os cursos que fez e empregos anteriores, sem contar mentiras;

• Primeiramente se coloque no lugar do recrutador, tentando avaliar a situação pelo ponto de vista dele;

• Compareça bem vestido à entrevista de emprego, usando trajes de acordo com o que pede a descrição da vaga;

Leia Também:  Tendência do maiô ou body de manga longa

• Ao conversar com o recrutador, procure ser amigável e ponderado;

• Enalteça as suas qualidades sem parecer arrogante;

• Procure não contar mentiras e nem exagerar nas informações;

• É importante ter uma especialidade para se destacar na corrida por um emprego. Os recrutadores costumam valorizar os candidatos com conhecimentos avançados;

Vale a pena apresentar amostras de trabalho. (Foto:Divulgação)

• Na entrevista de emprego, conte sobre como contribuiu com a empresa onde trabalhava. Especifique se os lucros aumentaram e se as metas foram cumpridas.

• Peça para que o seu antigo chefe faça uma carta de recomendação e aumente a sua credibilidade aos olhos do recrutador.

Apresentar amostras de trabalho, como projetos reais, ajudam a ganhar pontos com o recrutador.

• O recrutador pode ser acesso às suas redes sociais, como LinkedIn e Facebook, por isso é importante tomar cuidado com as publicações online.

•Os recrutadores com mais de 50 anos costumam ser mais tradicionais, por isso é importante tomar cuidado com os canais de comunicação usados e demonstrar comprometimento com os valores.

• Evite gírias ao conversar com o recrutador e se preocupe com o português correto.

Veja também: 6 sinais que indicam quando a entrevista de emprego não está indo bem

Top