Dicas para boas mães terem uma carreira de sucesso

Ter filhos é sonho de muitas mulheres, mas conciliar essa realização com o sucesso profissional nem sempre é simples. Quando a carreira está indo…

Por Élida Santos em 11/04/2012

Ser uma boa mãe e cuidar da carreira profissional não é uma tarefa fácil (Foto: Divulgação)

Ter filhos é sonho de muitas mulheres, mas conciliar essa realização com o sucesso profissional nem sempre é simples. Quando a carreira está indo pelo caminho sonhado é complicado emplacar uma gravidez, já que a mulher terá que se ausentar das funções por alguns meses, a companhia terá que colocar alguém em seu lugar e muitas coisas mudam nesse meio tempo, inclusive o cenário favorável que deixou.

Além de pensar em seu futuro profissional as mães ficam de coração partido só de imaginar o dia em que terão que voltar ao trabalho, deixando seus bebês em creches, escolhinhas ou com uma babá. Mesmo quando uma pessoa da família assume a responsabilidade pela criança a mãe não fica 100% tranquila em sair de casa todos os dias para garantir o salário no final do mês.

Trabalhar em casa pode ser uma boa solução para a questão (Foto: Divulgação)

Para ter sucesso profissional não basta ser qualificada a mulher precisa estar tranquila para exercer suas funções. No caso das mães deixar o filho em um lugar de confiança ajuda. Algumas empresas possuem berçários em suas sedes, para que as mulheres possam ver seus filhos nos intervalos das atividades. Com a certeza de que a criança está sendo bem cuidada fica mais fácil desempenhar o seu papel na organização.

Mesmo depois de se certificar que o seu filho está sendo bem tratado enquanto você trabalha a saudade e a preocuparão não lhe deixarem em paz, que tal procurar uma ocupação que possa desempenhar em casa? Trabalhar no conforto do seu lar pode ajudar. Algumas empresas já adotam essa estratégia, que aumenta a produtividade. As mães contratam uma pessoa para ajudá-las, mas estão sempre presente, ao lado dos filhos, em casa.

Algumas empresas possuem espaços para as crianças ficarem enquanto os pais trabalham (Foto: Divulgação)

Para quem ficar mais tempo ao lado das crianças, adolescentes ou até filhos adultos, conciliando com uma carreira de sucesso, o segredo é ter prioridades. Não faça hora extra diariamente. Se organize para fazer o máximo de coisas dentro do horário de trabalho, sem ter que ficar após o horário ou ir aos finais de semana. Nunca perca as festas de aniversário ou ocasiões especiais dos filhos por causa de trabalho. Imprevistos acontecem, mas se esforce ao máximo para estar presente. Tendo uma vida particular bem resolvida fica mais simples buscar o sucesso profissional.

Top