Dicas para boa convivência entre cães e gatos

PUBLICIDADE
Os cães e gatos são "inimigos" naturais, porém podem conviver juntos (Foto: Divulgação)

No reino animal gatos e cães são inimigos declarados, sendo que um não suporta a presença do outro. No entanto, é comum ver casos em que esses animais convivem juntos, como amigos, sem ter nenhum atrito mais sério. Isso acontece quando os donos dos animais os condicionam a tal situação, geralmente, desde filhotes, crescendo juntos, com uma convivência harmônica.

Os animais adultos também podem passar a viver juntos, mas é preciso ter cuidado, se um deles for muito agressivo é melhor não impor a presença do outro. Se você passa por esse dilema e quer que seus animais de estimação prediletos fiquem juntos, sem que um ataque o outro, então siga as dicas que separamos:

1 – Filhotes

Prefira que os dois animais sejam filhotes, mesmo que não tenham acabado de nascer, mas devem ter idades parecidas. Essa atitude facilita a aceitação mútua. Antes que o novo animal chegue na residência pegue um palitinho com o cheiro dele e dê para o outro bicho cheirar, dessa forma já vai conhecer o novo morador da casa.

PUBLICIDADE
Trate os animais com igualdade (Foto: Divulgação)

2 – Ciúmes

O dono dos animais pode causar a discórdia entre eles, isso por que, mesmo que involuntariamente, o tratamento pode ser diferente. Não faça distinção entre o cão e o gato, tenha cuidado para não parecer que um sempre é mais bem quisto do que o outro. Fique perto dos animais o máximo de tempo possível.

3 – Adestre

Dar petiscos para o bicho mais antigo na casa na presença do recém chegado é uma metodologia de adestramento. Se perceber uma atitude hostil com o novo morador do local, pare de dar os mimos. Dessa maneira o animal perceberá que se atacar o novo “amigo” não receberá coisas boas.

A convivência pode ser desgastante entre o cão e o gato no começo, mas com persistência você alcançará bons resultado. Porém, observe se há evolução, caso julgue necessário contrate um preparador de cães especializado no assunto. Se mesmo assim não obter sucesso não insista. Mas, se você tem essa meta de ter um cachorro e um felino juntinhos em seu lar faça com que dois filhotes acostumem desde cedo com a presença um do outro, com certeza é mais fácil do que tentar impor isso depois de um tempo de vida.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • Tenho uma cachorra de 8 anos que é cega e acabei de adotar uma gatinha de 2 meses. a convivência esta muito complicada, a cachorra tenta se aproximar da gata mas como é cega 2 dificil. e a gatinha fica toda arisca quando a cachorra se aproxima, tenta arranhar, e depois fugir.
    Nao sei o que fazer…

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.