Dicas para auxiliar os filhos na escolha da profissão

Há uma época crucial para todo jovem: a da escolha da profissão. A maioria se acha nova demais para fazer uma opção que influenciará…

Os jovens têm muitas dúvidas a respeito da carreira a ser seguida. Por isso, eles precisam da sua ajuda. (Foto: Divulgação)

Há uma época crucial para todo jovem: a da escolha da profissão. A maioria se acha nova demais para fazer uma opção que influenciará todo o seu futuro, mas ela é necessária, pois é preciso ingressar no mercado de trabalho. Portanto, o papel da família é fundamental para que o jovem possa optar pela carreira que mais combine com o seu perfil. Sendo assim, veja aqui algumas dicas para auxiliar os seus filhos na escolha da profissão.

A dica mais importante é: não obrigue os seus filhos a fazerem o curso que você ou alguém da família escolher. Muitos médicos, advogados, engenheiros ou outros profissionais sonham em ter filhos seguindo as suas profissões. Contanto, se eles não têm o dom para elas, não adianta impô-las, porque eles serão profissionais frustrados e deprimidos.

Por isso, deixe-os livres para fazerem a melhor opção. Entretanto, cuidado com essa liberdade, pois o leque que se abrirá à frente deles será extenso demais e os deixará ainda mais duvidosos. Todavia, você pode dar algumas sugestões de acordo com as disciplinas escolares que eles mais gostam. Por exemplo, se ele adora matemática, você pode sugerir que ele faça engenharia, economia ou contabilidade. Por outro lado, se ele prefere português, os cursos de letras, direito ou jornalismo seriam ideais.

Faça pesquisas sobre as profissões que mais se encaixam no perfil dos seus filhos com eles. Desse modo, dúvidas poderão ser elucidadas a respeito do campo de trabalho, retorno financeiro e da satisfação pessoal dos profissionais.

Leia Também:  Dicas de maquiagem para orientais

E para que os seus filhos tenham realmente certeza do que querem, leve-os para conhecerem o dia-a-dia das profissões escolhidas por eles. Visitem consultórios odontológicos, fábricas, laboratórios, clínicas veterinárias, entre outras. Assim, eles poderão conhecer de perto a profissão que pretendem seguir, principalmente se puderem conversar com os profissionais da área.

Leve os seus filhos para conhecerem diversos profissionais. Assim, eles poderão dizer com quais eles mais se identificaram. (Foto: Divulgação)

A escolha de uma profissão é muito difícil, principalmente para jovens imaturos. Portanto, se os seus filhos optarem por uma faculdade e não gostarem dela, dê-lhes o direito de mudar de curso. Afinal, não há nada pior que trabalhar no que não lhe dá prazer.

Ao escolherem as carreiras certas, seus filhos serão muito felizes. (Foto: Divulgação)

Top