Dicas para arrumar a sua mesa de trabalho

Dicas para arrumar a sua mesa de trabalho

A mesa de trabalho é um local especial, no qual trabalhamos melhor quando os objetos estão organizados. Saber colocar cada peça em seu devido…

Por Isabella Moretti em 11/05/2012

Uma mesa bagunçada pode interferir na sua produtividade.

A mesa de trabalho é um local especial, no qual trabalhamos melhor quando os objetos estão organizados. Saber colocar cada peça em seu devido lugar faz toda a diferença. Veja algumas dicas de como arrumar a sua mesa de trabalho de modo a fazer com que o dia seja mais produtivo.

Cada objeto em seu lugar

Primeiramente é importante separarmos o que realmente precisa ficar sobre a mesa. Aquilo que não é usado diariamente deve ser guardado em uma gaveta.

Após separar o que vai ficar sobre a mesa, divida os objetos para organizá-los. É importante ter um porta canetas, para que elas não fiquem espalhadas.

Veja também: Como organizar escritório

Dicas de objetos que devem ficar sobre a mesa.

Porta canetas: para que elas não se espalhem. Se você for do tipo que utiliza canetas de várias cores, pode separá-las por cor. Arrume um porta canetas para cada cor. Existem diversos tipos com modelos e preços variados.

Porta clipes: um local para colocar os clipes é importantes, pois esses pequenos metais estão sempre espalhados pela mesa e quando precisamos de um deles, muitas vezes custamos a encontrar. Deixando um porta clipes acessível fica mais fácil organizar todo o resto.

Organizando passo a passo

É chegado o momento de se organizar, por isso se desfaça do desnecessário.

1. Primeiramente retire tudo que está sobre a mesa;

2. Separe os objetos de uso diário e os de uso mais esporádico;

3. Limpe a mesa com álcool ou outro produto de limpeza de sua preferência;

4. Jogue fora os objetos que não funcionam como canetas velhas e tocos de lápis;

5. Depois de separados os objetos e limpa a mesa, vamos começar a recolocar cada coisa em seu lugar;

6. Sobre a mesa ficarão apenas aqueles objetos que são usados diariamente. Coloque-os na parte posterior da mesa, de fora a seguir a borda contrária. Assim fica mais espaço para que você coloque seu notebook, computador, caderno ou outro material de anotação. Comece pelo canto esquerdo. Coloque o porta canetas, o porta clipes e os outros um ao lado do outro;

Procure manter uma ordem, se iniciar com canetas siga com os lápis, depois objetos afins.

7.Coloque, em uma gaveta, de forma organizada, os outros objetos. Papéis, grampeadores e outros.

Outras dicas:

Telefone: deixe-o do lado oposto da mão que usa para escrever. Por exemplo, se você é canhoto, deixe-o do lado esquerdo, assim pode atender ao telefone e escrever ao mesmo tempo, pois a mão direita estará livre, sem o fio atrapalhando.

Separadores de gaveta: são ótimos para deixar tudo em ordem dentro desses locais.

Armário para objetos de uso esporádico: Se há muitos apetrechos que você usa apenas esporadicamente, mas que não pode abrir mão, é importante ter um local destinado a eles. Ter um armário pode ajudar, e muito, na organização.

Lixeira: deixe sempre um lixo a disposição, para que os papéis possam ser jogados fora imediatamente quando não serão mais usados, para não se acumularem sobre a mesa.

Saiba mais: Feng shui na mesa de trabalho

Objetos que não precisam ficar sobre a mesa

Alguns objetos mantemos ao alcance apenas por comodismo. Por exemplo, um calendário de propaganda de alguma loja. Nem sempre é necessário mantê-lo sobre a mesa, deixe-o dentro de uma gaveta, procure-o apenas quando realmente necessitar. Muitas vezes o nosso celular vem com calendário, não precisando que fiquemos com o de papel a vista.

Procure não colocar objetos decorativos como vasos de flor ou porta retratos sobre a mesa, reserve outra superfície para eles. O local de trabalho precisa ter o mínimo de objetos possível.

Libere espaço na mesa e fique mais a vontade para trabalhar.

Para manter seu local de trabalho sempre organizado é importante que todos os dias, antes de iniciar as atividades, você reserve 25 minutos para a organização do local de trabalho. Assim, a bagunça não se acumula e você ainda rende muito mais, por não perder tempo procurando os objetos.

Top