Dicas para aproveitar a borra de café

Dicas para aproveitar a borra de café

O cafezinho delicioso de todos os dias deixa como resíduo a chamada borra que, geralmente, é descartada. Entretanto, este pozinho escuro e levemente gorduroso…

Por Editorial MDT em 01/09/2013

O cafezinho delicioso de todos os dias deixa como resíduo a chamada borra que, geralmente, é descartada. Entretanto, este pozinho escuro e levemente gorduroso pode ter várias finalidades, inclusive para a beleza. Você sabia? Então, aprenda dicas para aproveitar a borra de café.

A borra de café tem muitas utilidades. Não a jogue fora! (Foto: Divulgação)

Utilidades domésticas da borra de café

Na cozinha, o reaproveitamento da borra de café pode ser feito de várias maneiras. O cheiro característico e levemente desagradável que, às vezes, fica em nossa geladeira pode ser amenizado, com o pozinho usado. Basta colocar a borra dentro de um pires e colocá-lo no refrigerador. Pode-se, também, fazer sachês com o café usado, colocando-o dentro de um potinho com tampa e fazendo furinhos nele. Os odores da geladeira irão desaparecer.

Panelas, cinzeiros e outros objetos que tenham manchas difíceis de sair podem ser limpos, com a borra. Basta misturá-la com um pouco de água e esfregar a superfície, usando uma bucha.

Coloque a borra de café (seca) dentro de uma meia calça e faça um nó. Depois, é só colocar dentro dos armários e eles ficarão com um cheirinho mais refrescante. Esta dica também vale para afastar formigas.

Misturada à terra, a borra a fertiliza e afasta pequenos invasores (Foto: Divulgação)

Lesmas, formigas e caracóis podem ser repelidos das plantas. Basta colocar a borra de café nos vasos ou jardim. Pode-se espalhá-la ou colocá-la ao redor, como se fosse um cercado. De quebra, o pozinho ainda fertiliza suas plantas.

Ainda sobre as plantas, pode-se também usar a borra de café para combater a dengue. Basta misturá-la com areia e colocá-la nos pratos dos vasos. Se houver Bromélias no jardim, jogue a borra dentro delas.

Finalmente, use a borra de café para afastar gatos de locais nos quais você não quer que ele defeque. Coloque o pó dentro de um pratinho e troque, semanalmente, até que o bichano resolva encontrar outro banheiro.

Borra de café para a beleza

A borra de café também é um ótimo esfoliante (Foto: Divulgação)

Tudo que é natural sempre tem alguma utilidade para a beleza. Você pode usar a borra de café como esfoliante para a pele. Basta fazer uma mistura com 1 xícara (café) de borra, ½ xícara (café) de açúcar e 1 colher (sopa) de azeite. Pode-se aplicá-la no rosto ou no corpo (neste caso, aumente a receita). Em seguida, faça movimentos suaves e circulares, durante alguns minutos. Remova a mistura e hidrate a pele, que ficará lisinha, como uma seda. Se quiser, acrescente mel e aveia.

Quem costuma pintar os cabelos sabe que, vez ou outra, a tinta mancha a pele da testa, do pescoço e de outras áreas. Tais manchas podem ser removidas com mais facilidade. Basta esfregar a borra de café na pele. Porém, não exagere, pois ela é levemente corrosiva e poderá ferir a cútis.

Top