Dicas para alugar uma sala comercial

PUBLICIDADE

Quem abriu seu próprio negócio e está em busca de uma sala comercial para instalar sua empresa, deve tomar alguns cuidados para não errar na escolha. É necessário analisar com cuidado itens como a localização, a capacidade do imóvel de comportar o negócio e a eficiência de serviços básicos como água, luz e telefone.

Verifique se a sala comporta um possível crescimento da empresa (Foto: divulgação)

Ao escolher o local, verifique se o acesso é adequado, se há estacionamento para carros, além de lugar para carga e descarga de mercadorias. É preciso verificar se o serviço de transporte coletivo tem linhas que chegam até o endereço e para facilitar sua vida e de possíveis funcionários veja se a região possui bancos no entorno bem como restaurantes.

As características da vizinhança devem ser levadas em conta na hora de escolher o imóvel ou sala comercial, para que seja um local agradável e com segurança para receber seus clientes e fornecedores. Outro cuidado importante é com inundações e áreas de risco. Antes de fechar o contrato é bom conversar com os vizinhos do local para saber se não há perigo.

PUBLICIDADE
Analise se há estrutura para novas linhas telefônicas e serviços de internet (Foto: divulgação)

É preciso também solicitar a planta do imóvel, confirmar a aprovação pela prefeitura da cidade e verificar se obras posteriores foram autorizadas. Analise se o imóvel está regularizado para evitar que surjam imprevistos. Peça para o locador apresentar o Habite-se, um documento que confirma que a construção foi feita de acordo com as exigências das leis locais e conheça a lei de zoneamento da região.

Analise a regularização do imóvel e o entorno em que se localiza (Foto: divulgação)

Se for alugar uma sala em um prédio antigo, verifique antes se há estrutura para receber serviços de internet, como cabeamento, por exemplo, e quantas linhas telefônicas cada andar comporta. Veja se o espaço será suficiente se o negócio for ampliado, em determinado prazo, com a contratação de novos funcionários, por exemplo. Se puder, recorra a um arquiteto para que o espaço seja melhor aproveitado. Antes de alugar e fazer reformas não se esqueça de fazer uma vistoria prévia na sala. Junto com o locador examine o estado de conservação e relacione equipamentos, móveis e materiais – como armários, luminárias, mesas e chaves.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.