Dicas para aliviar efeitos da TPM

Todas as mulheres enfrentam o ciclo menstrual todos os meses. O problema é que ele sempre vem acompanhado com a terrível TPM (Tensão Pré-Menstrual).…

Por Editorial MDT em 15/03/2013

Todas as mulheres enfrentam o ciclo menstrual todos os meses. O problema é que ele sempre vem acompanhado com a terrível TPM (Tensão Pré-Menstrual). Essa famosa inimiga feminina gera grande irritação, sensibilidade e outros problemas. Porém, os efeitos gerados pela menstruação podem ser aliviados através de alguns cuidados simples. Pensando nisso, selecionamos dicas para aliviar os efeitos da TPM.

Os sintomas da TPM podem ser aliviados através de alguns cuidados básicos. (Foto: divulgação)

Efeitos da TPM

Todos os meses o corpo feminino se prepara para engravidar. Com isso, alguns hormônios como o estrógeno e progesterona são liberados. O primeiro é aumentado logo após a menstruação, cobrindo o endométrio, ficando na espera para a chegada do óvulo. A progesterona aumenta a camada do endométrio, esperando a fecundação do óvulo. Como a gestação não acontece, o corpo cessa a liberação dos hormônios e os sintomas da TPM se manifestam.

Esse desequilíbrio hormonal é a principal explicação para a TPM, que é um conjunto com mais de 150 sintomas físicos e emocionais que atinge 80% das mulheres e ocorre mais de três a cinco dias antes da menstruação. Em alguns casos, esse problema começa a surgir em até 15 dias antes da menstruação e logo desaparecem após o sangramento.

A alimentação saudável ajuda a eliminar os efeitos da TPM. (Foto: divulgação)

Veja também TPM tem mais de 200 sintomas 

Dicas para aliviar efeitos da TPM

1. Atividade física: os hormônios são os principais responsáveis pelos sintomas da TPM. Entretanto, a atividade física é uma grande aliada para combater as cólicas sem recorrer remédios. Os exercícios físicos liberam endorfinas, que possuem ação analgésica e ativa a circulação, tirando o foco do útero e ovários;

2. Acabando como o mau humor: a produtividade não será das melhores, portanto o melhor é fugir dos projetos. Afinal, os pequenos problemas podem se transformar em danos terríveis. Sendo assim, antes de explodir com as pessoas, pergunte-se se a reação é necessária;

 3. Adote os novos hábitos: adote novos hábitos que melhorem sua qualidade de vida. O trabalho excessivo, a má alimentação e a falta de atividade física são problemas que podem piorar a situação;

4.  Alimentos que aliviam a TPM: para amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual aposte no consumo de alimentos como lentilha, feijões, grão de bico, soja, frutos oleaginosos, frutas, hortaliças e alimentos integrais.

A atividade física ajuda a combater os efeitos da TPM. (Foto: divulgação)

Veja também sintomas da TPM podem ser reduzidos com medicamentos

Os sintomas gerados pela TPM podem ser aliviados com alguns cuidados básicos relacionados a alimentação, prática de exercícios físicos, acabando com o mau humor e adotar novos hábitos de vida.  Além disso, é necessário ter um pouco mais de calma e paciência para ajudar a eliminar os sintomas da TPM.

 

Top