Dicas para ajudar a criança numa pesquisa escolar

Atualmente a falta de interesse das crianças e dos jovens pelos estudos é sem dúvida evidente e isso se dá por diversos fatores. Dificilmente…

Atualmente a falta de interesse das crianças e dos jovens pelos estudos é sem dúvida evidente e isso se dá por diversos fatores. Dificilmente um cidadão poderá se formar em valores através do período em que passou na escola, pois terá que enfrentar além dos conhecidos problemas no ensino brasileiro a enorme liberdade da constituição que assegura mais direitos do que deveres aos menores de idade privando-os da disciplina.

Por isso, tendo como base que a educação é algo que começa em casa, veja a seguir algumas dicas para auxiliar os filhos em pesquisas escolares:

Saiba como ajudar o pequeno a ter sucesso nas pesquisas propostas pela escola (Foto: Divulgação)

Comece com o incentivo e o exemplo

Incentivar o filho a ser um buscador do conhecimento não é uma tarefa difícil, apesar de parecer a primeira vista. Quando pequenos, foram raros os pais que fizeram isso conosco, uma vez que no Brasil essa cultura ainda é algo não adotado pela sociedade. Porém, você pode começar o incentivo explicando sobre a Geografia da Terra e os vários continentes e países que existem, através do sistema solar ou, ainda, como se dá o desenvolvimento de um embrião de um cãozinho de estimação, por exemplo.

Todas essas informações dão uma segurança ao pequeno, pois assim ele poderá entender que a natureza segue leis, respeitando um tempo para que as coisas aconteçam. Ao ensinar o filho se interessar pelos estudos, mostre também que você é um exemplo, sempre pesquisando assuntos ou palavras diferentes que não conheça no dicionário.

Incentive a criança e estabeleça uma rotina fixa de estudos (Foto: Divulgação)

Também é importante definir regras na rotina do pequeno e um horário diário especialmente destinado aos estudos. Confira cinco dicas para ajudar uma criança a estudar e insira essa prática no cotidiano de seu filho.

Continuar Lendo  Limpeza de pele 3D: saiba mais

Como ajudar o filho em uma pesquisa escolar

A pesquisa escolar consiste primeiramente no uso correto das ferramentas de busca, como livros ou mesmo os computadores. Todavia, na hora de estudar, bloqueie sites indesejáveis como o Facebook ou outras redes sociais, ou oriente o pequeno para que se concentre na proposta do aprendizado e depois tire um tempo para suas atividades de entretenimento.

Certifique-se de que a criança possui uma boa capacidade de leitura e interpretação de textos, auxiliando-a no entendimento das matérias a serem passadas. Hoje em dia é comum que as pessoas entrem nas faculdades com uma capacidade limitada de leitura, o que prejudica incontestavelmente sua formação acadêmica. Por isso, esforce-se para que o pequeno seja capaz de assimilar o que está sendo pedido em sua tarefa escolar.

Oriente a criança para o bom uso das ferramentas de pesquisa (Foto: Divulgação)

Feito, para ajudar a criança a fazer uma pesquisa escolar de uma forma satisfatória, norteie a busca, deixando bem claro o que é pedido, a fim de evitar perder tempo com informações desnecessárias. Depois, incentive-o a organizar as ideias, criando a estrutura do trabalho primeiramente em sua imaginação. A partir daí vem a coleta de dados, que será a essência de todo o documento escolar, por fim vindo a produção, que todavia, será artística, escrita ou nos padrões exigidos pela instituição de ensino.

Lembre-se de oferecer sempre um apoio permanente e confiável ao pequeno, para que este possa recorrer a você quando não entender algum tópico ou tiver alguma dificuldade relacionada. Organizar a rotina do filho é fundamental durante este processo de aprendizagem, de modo que para a criança ter um desempenho satisfatório e sucesso no decorrer de sua vida, a educação deve se iniciar dentro de sua própria casa.

Continuar Lendo  Tipos de celulite: quais são

Top