Dicas para acompanhar o desempenho escolar do filho

A época que exige maior atenção dos pais com seus filhos é a fase escolar. Quando a criança começa a frequentar uma escola, é…

A época que exige maior atenção dos pais com seus filhos é a fase escolar. Quando a criança começa a frequentar uma escola, é o momento em que ela passará a ter maior contato com o mundo exterior. Nesta fase, a criança conhecerá e aprenderáoutros valores, conviverá com a diversidade e, também, conhecerá o seu próprio potencial, nas diversas áreas do saber.

A fase escolar exige maior atenção, por parte dos pais

Durante este percurso, muita coisa pode acontecer. Por isso, os pais devem estar sempre atentos, para que percebam se alguma coisa está indo mal ou se tudo realmente está correndo como o esperado.

Com a correria do dia a dia, muitos pais acabam por não dedicar todo o tempo necessário aos seus filhos. Muitas vezes, os pais acreditam que a responsabilidade pela educação das crianças está unicamente nas mãos da escola e seus educadores. Este é um pensamento equivocado, pois o ambiente familar tem papel decisivo na vida da criança e, consequentemente, no seu desempenho escolar. Se algo está errado, dentro de casa, o comportamento infantil refletirá exatamente o que precisa ser consertado.

Veja outros aspectos escolares em: Como Vencer a Timidez na Escola

Como acompanhar o desempenho escolar das crianças

Atenção

 Em primeiro lugar, é importante que os pais sejam atenciosos com a criança. Muitos pais procuram a escola apenas quando surge algum problema. O ideal é procurar sempre os educadores, para saber se realmente está tudo bem e o que pode ser feito, caso algo esteja errado. Também é importante conhecer, pela ótica do educador, as qualidades de seu filho, entre outras pessoas. Muitas vezes, os pais desconhecem alguns aspectos positivos de seus filhos e estas qualidades poderão estar se manifestando, de acordo com a vivência fora de casa. Elogie, então, o seu filho. Assim, ele se sentirá mais seguro em suas atitudes.

Leia Também:  Esmaltes SADOK da Speciallità

Autonomia

As crinças devem aprender a lidar com as situações, por si próprias. Não trate seu filho com proteção excessiva, como se ele fosse um eterno bebê. Assim, quando for necessário ter autonomia e segurança, ele aprenderá a pensar e decidir, sozinho, como irá resolver certos problemas.

A criança deve ter autonomia em suas atitudes

Trabalhos escolares

Não faça os trabalhos escolares de seu filho. Se você quer que a criança tenha um bom desempenho escolar, o ideal é que você o auxilie, apenas. Fazer as tarefas por ele somente irá impedir que ele aprenda, principalmente com seus próprios erros.

Estabeleça horários

Para que as crianças tenham um bom desempenho escolar, necessitam de regras e quem irá estabelecê-las, dentro de casa, será você. Estabeleça horários, para que o seu filho não passe tempo demais em frente ao computador, vídeo game ou televisão, além dos horários de brincadeiras. Você deve ensiná-lo a ter o hábito diário de estudo. Uma hora, por dia, é suficiente. Não deixe que ele estude apenas em véspera de provas.

A criança deve aprender com seus próprios erros

Leia mais sobre aprendizagem: Dislexia: entenda o distúrbio de aprendizagem

Estimule a leitura

A criança estimulada a ler, desde cedo, certamente irá ter um melhor rendimento escolar. A leitura estimula a imaginação, ajuda a melhorar a escrita e contribui com o desenvolvimento cognitivo da criança. Você pode começar com gibis e histórias infantis, revistas educativas e, mais tarde, partir para a leitura de outros tipos de livros; tudo isso, sempre, com a sua ajuda.

E, lembre-se, sempre: atenção, em primeiro lugar. Pais que acabam se esquecendo das necessidades de uma criança, devido à vida corrida, acabam por não enxergar os problemas. O sucesso no desempenho escolar do seu filho não dependerá, unicamente, da escola. Pagar caro pelo aprendizado da criança não garante seu sucesso. Mesmo em escolas públicas, o cuidado deve ser o mesmo, pois as necessidades da criança são as mesmas, em qualquer lugar.

Estimule a leitura e apenas o auxilie em suas tarefas

 

Leia Também:  Semana de Moda de Paris Inverno 2012: Dia 05/03

Top