Dicas para acabar com o calor em casa

O verão chegou com tudo e as pessoas buscam maneiras de acabar com o calor dentro de casa. Há vários truques que podem ser…

Por Isabella Moretti em 27/12/2011

Uma decoração fresca e agradável para a sala

O verão chegou com tudo e as pessoas buscam maneiras de acabar com o calor dentro de casa. Há vários truques que podem ser usados para favorecer a entrada de ar e deixar os ambientes internos mais arejados. Espantar o calor acaba sendo um poderoso artifício para acabar com a presença dos pernilongos desagradáveis.

O calor deixa os ambientes residenciais desagradáveis, com uma sensação térmica que não condiz com as necessidades do verão. Para não sofrer com mal-estar ou se sentir sufocado nas tardes ensolaradas, é necessário otimizar os cômodos e aproveitar os ventos para deixar os espaços fresquinhos.

Dicas pra reduzir o calor na residência

1. Valorize as janelas e portas: a casa necessita de aberturas para favorecer a ventilação, por isso as janelas e portas devem ocupar pontos estratégicos. Para evitar a entrada de insetos é recomendado o uso de uma tela apropriada que não prejudicará o arejamento do espaço. Se houver a possibilidade, prefira adotar janelas com pequenos orifícios que favorecem a entrada de ar mesmo que estejam fechadas.

Decoração da casa perfeita para o verão

2. Renove a decoração: a casa precisa estar decorada de acordo com as necessidades do verão, ou seja, compromissada com o frescor. Prefira cores claras para decorar os ambientes internos, como é o caso do branco. No que diz respeito aos têxteis, aposte em cortinas leves e fluidas. Caso a mudança seja mais radical, use cores que favorecem a sensação de refrescância.

Remova os tapetes pesados da casa que aumentam a sensação de calor ou escolha modelos com pelos curtos para substituir as peças. A estação mais quente do ano não combina com cores fortes e escuras, afinal, isso pode aumenta o calor. Os sofás de veludo e camurça também estão abolidos da decoração ou devem ser cobertos com tecidos mais leves e claros. Algodão, linho e seda são os têxteis mais recomendados.

Diminua a quantidade de objetos que decoram cada ambiente, afinal, os excessos aumentam o calor dos cômodos. Elimine da decoração os móveis desnecessários e os enfeites que podem parecer pesados no visual da casa.

3. Novos costumes: alguns hábitos precisam ser modificados para conservar os cômodos arejados. Abra as portas dos armários e gavetas dos móveis para ventilá-los diariamente. Aproveite a claridade natural do dia e apague as lâmpadas incandescentes, cujas luzes aquecem a residência de maneira mais intensa do que as fluorescentes.

4. Soluções tecnológicas: aposte na instalação de um ventilador de teto para melhorar a circulação de ar no cômodo. Outra dica para deixar o espaço mais confortável consiste em instalar um ar-condicionado para deixar o clima mais agradável.

Aproveite as sugestões e deixe o seu lar mais agradável para passar o verão.

 

Top