Dicas para a organização de livros infantis

Todos sabem da enorme importância de se ter o hábito da leitura. Isso enriquece o vocabulário, faz com que a escrita seja melhor e,…

Todos sabem da enorme importância de se ter o hábito da leitura. Isso enriquece o vocabulário, faz com que a escrita seja melhor e, também, estimula a imaginação. Ler é necessário e é benéfico ao cérebro. Por isso, é importante incentivar as crianças a ler. Desde muito pequenas, já se pode começar a trabalhar a cabecinha delas, lendo as histórias e fazendo com que elas já se habituem à leitura. Com o passar do tempo, os baixinhos aprenderão a ler e irão procurar pelos livros, por vontade própria.

Brinquedos, junto aos livros, também ajudam a atrair a atenção da criança (Foto: Divulgação)

Para que tudo isso aconteça, da melhor forma possível, é bom reservar uma pequena parte do salário para a compra de livros infantis. Eles são ilustrados, divertidos e despertam a curiosidade da criança, ainda que seja pelas figuras, apenas. Este hábito, porém, acaba fazendo com que uma grande quantidade de exemplares se acumule. Muitas pessoas, nestas situações, acabam por guardar os livros dentro de armários, caixas ou no próprio guarda-roupa, como forma de organizar o quarto. Isso tudo é certo, porém algo que muita gente não pensa é em deixar os livros ao alcance da criança, de forma atrativa. Com a riqueza de cores e figuras, à vista, os baixinhos nunca se esquecerão de que podem se divertir com os livrinhos, da mesma forma que acontece com os brinquedos. Por isso, selecionamos algumas dicas para a organização de livros infantis.

Organizar livros infantis em caixinhas

Uma caixinha simples e divertida, para organizar livros infantis (Foto: Divulgação)

Esta é uma forma simples e barata de guardar os livros infantis, sem que eles fiquem longe dos olhos da criança. No caso da imagem, acima, a caixa guarda cadernos, mas a ideia pode funcionar, perfeitamente, com os livrinhos. Basta adquirir pequenos recipientes (que podem ser inclusive, de papelão) e colori-los, com imagens divertidas e cores atrativas. Este organizador pode ser posto em prateleiras, em cima de cômodas ou outros móveis, bem como ser parafusados, na parede. Assim, os livros infantis estarão sempre à mostra e ao alcance da criança, de forma organizada e ainda irão dar alegria ao ambiente.

Leia Também:  Tecidos na decoração 2017 ideias e fotos incríveis!

Organizar livros infantis em prateleiras

Paredes e prateleiras brancas destacaram os livros (Foto: Divulgação)

Esta é uma das formas mais usadas para conservar os livros das crianças. Pode ser feita de inúmeras maneiras; o que vale é a imaginação dos pais (que deve estar em sintonia com a da criança). A ideia, acima, é bem interessante, pois o branco das paredes e das prateleiras de madeira acabou destacando ainda mais os livros. A forma como estes serão postos no local varia. A dica é deixar as capas viradas para fora, se o espaço permitir.

Outra dica para organizar os livros é deixá-los nas partes mais baixas da parede, ao alcance da criança. Isso facilita a sua escolha e a incentiva a ter mais contato com o livro.

Deixar o livro ao alcance das crianças também é importante (Foto: Divulgação)

As maneiras de organizar são muitas. Basta adaptar estas dicas para livros infantis ao espaço disponível. Assim, as crianças estarão em contato constante com este objeto tão importante.

Saiba quais os melhores escritores para crianças: Melhores autores de livros infantis

Veja ideias de livros infantis divertidos: Livros infantis personalizados 

 

 

Top