Dicas para a manutenção da piscina

Como o uso da piscina é mais frequente nesta época do ano, ela precisa estar em estado de perfeita higiene e limpeza. Entretanto, mantê-la…

Como o uso da piscina é mais frequente nesta época do ano, ela precisa estar em estado de perfeita higiene e limpeza. Entretanto, mantê-la bem conservada exige uma série de cuidados. São dicas que ajudam a preservar a boa qualidade da água e as condições ideais para um bom mergulho.

Como limpar a piscina

Durante o verão, o recomendado é fazer a limpeza da piscina semanalmente. (Foto: Divulgação).

Um dos procedimentos importantes para manutenção da piscina é fazer sua limpeza sempre que necessário. Para isso, comece limpando a área ao seu redor. Varra sempre no sentido contrário ao da piscina, para evitar que a sujeira caia dentro da água.

Se ela estiver coberta por uma lona, retire a água acumulada. Em seguida, escove a parede da piscina, usando uma escova apropriada para esse tipo de limpeza (nunca utiliza palha de aço, escovas metálicas ou esponjas abrasivas). O próximo passo é limpar a borda da piscina. Neste caso, basta aplicar o Limpa Bordas em uma esponja macia e esfregar até remover as manchas.

Feito isso, enxágue a borda para retirar o produto. Não tem problema que ele caia dentro da piscina, já que seu pH é neutro e ele possui componentes biodegradáveis. Para finalizar, acrescente um pouco de cloro e filtre a água. E não se esqueça de limpar o pré-filtro sempre quando realizar este tipo de procedimento (no verão, o ideal é realizá-lo semanalmente).

Saiba como limpar piscina de água verde.

Outros cuidados para a manutenção da piscina

Além da limpeza, procedimentos como medir o pH e a alcalinidade da água também são importante para manter a qualidade de sua piscina. (Foto: Divulgação).

Para manter a sua piscina sempre limpa, você ainda deve tomar outros cuidados importantes. Um deles é medir mensalmente a alcalinidade total da água, que deve estar entre 80 e 120 ppm. Já o pH deve ser medido duas vezes por semana (pode ser segunda e sexta, por exemplo). O ideal é que ele esteja entre 7,0 e 7,4.

Leia Também:  Como fazer a criança deixar de chupar o dedo

Já o cloro (granulado ou líquido) deve ser adicionado três vezes por semana (a quantidade varia de acordo com o tamanho da piscina). No dia seguinte ao de sua adição, meça o cloro livre da água.

Veja também: Kit de limpeza para piscinas.

Essas são orientações simples que você mesmo pode colocar em prática sem a ajuda de um profissional. (Foto: Divulgação).

Lembrando que essas orientações são mais recomendadas para o verão, quando o uso da piscina é mais intenso. No inverno, a aplicação do cloro bem como os procedimentos de medição do cloro e do pH podem ser feitos com menos frequência.

Com essas dicas, você dificilmente vai precisar do serviço de um profissional para fazer a limpeza de sua piscina. Elas não exigem nenhum procedimento elaborado ou conhecimento técnico avançado. Basta colocá-las em prática e tomar o cuidado de sempre seguir as orientações dos fabricantes.

Top