Dicas para a higiene do couro cabeludo

Alguns problemas capilares, como a queda de cabelo e a dermatite seborreica, estão diretamente ligados com o excesso de sebo no couro cabeludo. Muitas…

Por Editorial MDT em 26/07/2013

Alguns problemas capilares, como a queda de cabelo e a dermatite seborreica, estão diretamente ligados com o excesso de sebo no couro cabeludo. Muitas pessoas, durante a lavagem dos fios, esquecem que essa parte da cabeça necessita de cuidados especiais. Conheça algumas dicas para a higiene do couro cabeludo.

A queda de cabelo é um dos sinais da falta de higiene do couro cabeludo. (Foto: divulgação)

O excesso de sebo e os problemas do couro cabeludo

excesso de sebo do couro cabeludo é responsável pelo desenvolvimento de diversos problemas capilares. Entre eles a queda de cabelos, a dermatite seborreica, a caspa e o crescimento de novos fios.

Couro cabeludo X óleos vegetais

Diferente do que muitas pessoas pensam, os óleos vegetais podem ajudar no tratamento de diversos problemas capilares. Eles penetram profundamente no couro cabeludo, atingindo os folículos pilosos e colaboram com a eliminação de resíduos durante a lavagem dos fios. Conheça alguns óleos vegetais que trazem esses benefícios:

  • Óleo de coco – combate a queda de cabelo, a caspa e ainda facilita o crescimento dos fios.
  • Óleo de jojoba – ajuda a combater o sebo existente no couro cabeludo, combatendo a dermatite seborreica e a caspa.
  • Óleo de rícino– combate a caspa e a queda de cabelos.

    Lavar os cabelos com sabonete de coco é uma das formas de higiene do couro cabeludo. (Foto: divulgação)

Eliminando o sebo com a escovação

Além da utilização dos óleos vegetais, é possível combater os problemas do couro cabeludo através do simples ato de escovar os cabelos. Segundo especialistas, a escovação é uma forma de eliminar o excesso de sebo do couro, da mesma forma que a lavagem dos fios.

Cuidados com o couro cabeludo

Indivíduos que apresentam cabelos oleosos, sentem-se incomodados com o excesso de sebo. Por isso, acabam tendo que lavar o cabelo diariamente, acreditando que essa atitude poça resolver o problema. No entanto, o uso de shampoos comuns não trazem resultados positivos e eficientes. O ideal é utilizar um produto simples e barato, mas que seja recomendado por dermatologistas, como o sabonete de coco. Vale ressaltar que não é o sabão de coco utilizado para lavar roupas, mas sim um específico para os cabelos.

Aprenda a ter um couro cabeludo saudável. (Foto: divulgação)

Ter os cabelos bonitos e sedosos é o que muitas pessoas desejam. No entanto, apenas os cuidados com as madeixas não ajuda a ter um couro cabeludo bem cuidado e livre de patologias incômodas. Após conhecer algumas dicas para higiene do couro cabeludo, basta segui-las e obter os benefícios.

Top