Dicas para a compra financiada de móveis

Bom mesmo é comprar à vista. Isso porque com o dinheiro em mãos fica mais fácil negociar valores e pesquisar preço sem medo de…

Por Élida Santos em 12/01/2012

O pagamento com cartão de crédito é um meio de financiar as compras (Foto: Divulgação)

Bom mesmo é comprar à vista. Isso porque com o dinheiro em mãos fica mais fácil negociar valores e pesquisar preço sem medo de errar. O problema é que na maioria das vezes não dá para pagar o valor do produto de uma única vez, por isso as pessoas usam o parcelamento.

No caso da compra de móveis, as lojas geralmente oferecem como opção de pagamento o cartão de crédito do próprio estabelecimento, além dos com bandeiras diferentes. Algumas empresas ainda trabalham com o carnê, que é um financiamento feito pela próprio local.

Os clientes chegam a dividir o valor total do produto em até 15 vezes, porém, com o parcelamento a maioria dos estabelecimentos cobram juros, como se a pessoa estivesse financiando o móvel. Como a parcela cabe no orçamento do consumidor, o preço final do produto é deixado de lado, mas o correto é analisar o conjunto: o valor a ser pago mensalmente e a soma desse valor (para saber o quanto o item vale no fim das contas). Essa atitude faz com que o cliente veja de maneira clara o quanto a compra vai lhe custar de fato.

Pesquise os preços antes de financiar um móvel (Foto: Divulgação)

Para não cair em tentação e financiar um móvel que saia muito mais caro que o esperado, o ideal é pesquisar o preço nas lojas do segmento. Vá em todas, e veja qual oferece uma condição de pagamento melhor, com menos juros em caso de financiamento do preço total do item. Nesse caso, nem sempre o local que está ofertando o produto como promocional é o mais indicado para comprá-lo, isso porque o valor à vista pode ter desconto, mas o parcelado não.

Se puder pague à vista (Foto: Divulgação)

Se depois de muito pesquisar você chegar a conclusão de que no fim das contas o dinheiro que será usado para pagar as mensalidades é o suficiente para comprar dois móveis à vista, quer dizer que o financiamento definitivamente não é um bom negócio. O ideal é começar a poupar para ter dinheiro na hora que uma boa promoção aparecer. Com dinheiro na mão não tem juros embutido no produto, e o item é vendido sem acréscimos adicionais.

Não se deixe levar pela tentação da compra parcelada, se você tiver como efetuar o pagamento à vista, pois com isso o poder do cliente é ainda maior.

Top