Dicas importantes para viajar tranquilo

Quando o assunto é viajar, muitas vezes passamos horas nos preocupando que tipo de roupa levar, se é melhor levar dinheiro ou cartão ou…

Por Redacao em 20/12/2011

Quando o assunto é viajar, muitas vezes passamos horas nos preocupando que tipo de roupa levar, se é melhor levar dinheiro ou cartão ou se é necessário levar remédios. Por vezes, essas nossas preocupações são em vão e só acabam nos fazendo esquecer daquilo que é realmente necessário para uma boa viagem. Confira agora uma lista com aquilo que é essencial para qualquer viagem e como proceder com cada item.

1 – Documentos

A parte mais importante, para qualquer viagem no Brasil ou no exterior, é verificar se está com seus documentos na mala. No Brasil, os documentos necessários é seu RG ou carteira de motorista, original e em bom estado. Para menores de 12 anos, as crianças precisam de autorização judicial para viajar desacompanhadas dos responsáveis, mas essa é dispensada quando as crianças: viajam com os pais ou pessoa comprovadamente titular de sua guarda ou tutela. De 12 a 18 anos os adolescentes podem viajar desacompanhados mediante apresentação de RG ou certidão de nascimento.

Mas, para uma viagem ao exterior, tudo precisa ser planejado antecipadamente. Verifique se seu passaporte tem pelo menos seis meses de validade, pois alguns lugares não permitirão que você embarque com passaportes perto do vencimento. Lembre-se que, se for viajar para fora do país, deve tirar seu visto. Para verificar isso, acesse o site da Polícia Federal e o Visto Online.

2 – Malas

Apesar de não ser um quesito muito preocupante, lembre-se que qualquer viagem necessita de uma mala. E, se ela não estiver em boas condições (principalmente para uma viagem mais longa), a mala pode não resistir. Portanto, se for viajar, planeje com antecedência e compre uma mala nova! A melhor época para comprar é entre abril e outubro, chamada de entressafra, e que geralmente tem várias promoções de malas.

3 – Roupas

Grande parte da dúvida é: que tipo de roupa levar? De frio? Calor? Ou meia estação? Isso é algo que nós não podemos responder, mas você pode achar sem problemas na internet. Se a viagem for ao Brasil, há sites especializados em previsão do tempo, que podem dar uma ajudinha com que tipo de roupa levar.

Quando a viagem é ao exterior, é sempre bom verificar  a estação do ano que o país  está, para se programar melhor. De qualquer forma, a mala deve ser sempre a menor possível. Lembre-se de levar uma muda de roupas dentro de sua bagagem de mão, caso aconteça algum extravio de malas.

4 – Dinheiro ou cartão?

Outra dúvida comum é: devo levar tudo em dinheiro ou somente o cartão? O dica é: não leve todo seu dinheiro no bolso. Se a viagem for no Brasil e você tem um cartão de sua conta, o melhor é levar apenas um pouco do dinheiro na carteira e deixar o resto em sua conta.

Mas, se a viagem é para o exterior? Se você tem um cartão internacional, eles geralmente são aceitos sem problemas. Caso não tenha e vá levar todo seu dinheiro no bolso, a maioria dos hotéis disponibiliza cofres, o que facilita sua viagem. Portanto, sempre entre em contato com o hotel antes da viagem e verifique as disponibilidades!

5 – Adaptadores e voltagem de aparelhos

Se você for levar seu celular ou qualquer aparelho eletrônico para sua viagem, não se esqueça de verificar qual a voltagem deles! Lembre-se que mesmo no Brasil alguns estados tem diferentes voltagens como principais.

Se for para o exterior, o mais indicado é comprar um adaptador para tomadas universais. Se não, você pode correr o risco do hotel não ter para emprestar.

Com essas dicas, você poderá viajar tranquilo para qualquer parte do mundo e aproveitar ao máximo a viagem.

Top