Dicas e cuidados para quem faz decoração com flores naturais

Existem mil maneiras de se decorar e cada uma delas tem estilo próprio. Entretanto, as flores nunca saíram de moda e sempre combinaram com qualquer tipo de decoração, da mais moderna à mais rústica. A flor necessita de cuidados e, por isso mesmo, existem espécies artificiais, que tentam reproduzir uma planta natural e não necessitam de tanta atenção. Além disso, por meio delas é possível decorar com flores que não são da estação. Mas há pessoas que não abrem mão das flores naturais na decoração. Veja algumas dicas e cuidados que ajudam a prolongar o tempo de vida das plantinhas.

Cuidados prolongam a vida das flores na decoração (Foto: Divulgação)

Como cuidar das flores naturais

Fornecer água à planta é o básico a se fazer, mas os cuidados não se resumem a isso. Também é preciso preparar as flores para ela possam absorver o líquido, com mais eficiência.

Primeiramente, para cuidar de plantas naturais, não é preciso afogá-las, dentro do vaso. Três dedos, aproximadamente, de água são suficientes para que elas absorvam o que necessitam.

Em pouco tempo, a água do vaso ficará turva e suja. Engana-se quem pensa que as plantas gostam de qualquer tipo de água. É preciso trocar o líquido, 2 ou 3 vezes por semana e isso não tem relação apenas com o perigo da dengue. As flores naturais gostam de água limpa.

Pouca luz ajuda a manter as flores (Foto: Divulgação)

Para que a decoração com flores naturais permaneça linda por mais tempo, indica-se cortar um pedacinho do caule, a cada troca de água. Deve-se fazer um corte longitudinal, pois assim a planta irá absorver água, com mais facilidade e em maior quantidade.

Outras dicas para quem decora com flores naturais

Para decorar com flores naturais, pode-se comprá-las em lojas especializadas, colhê-las diretamente da terra ou aproveitá-las, quando se ganha um arranjo de flores. Caso a pessoa escolha espécies para levar para casa, a dica é ter muita atenção com o estado da plantinha. Analise, cuidadosamente, as flores, verificando se há ferimentos em seus caules, se suas pétalas estão bonitas e viçosas e se outras partes da planta estão belas e limpinhas. Muitas vezes, elas podem conter pragas e isso é facilmente percebido, com uma observação mais atenta. Caso existam botões, será ainda melhor, pois elas durarão mais.

A água não precisa ser em excesso (Foto: Divulgação)

Para enfeitar com flores naturais, é preciso também escolher os locais adequados pois, assim, elas duram muito mais. Não é indicado colocá-las sob luz e calor intensos. A planta precisa de luz, mas deve recebê-la de forma indireta. Se houver botões, a sombra irá fazer com que demorem mais a abrir, mantendo a decoração por mais tempo. Os ventos fortes também são péssimos para as flores, pois fazem com elas murchem rapidamente.

Finalmente, mantenha os vasos limpos não somente com a troca de água, mas também com a remoção de folhas e pétalas amareladas, pois elas são fonte para a proliferação de bactérias.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply