Dicas e Conceitos Sobre Paisagismo

Paisagismo é o nome dado a arquitetura da paisagem, que também se defini como a arte e a técnica de promover um projeto, gestão,…

Paisagismo é o nome dado a arquitetura da paisagem, que também se defini como a arte e a técnica de promover um projeto, gestão, planejamento e preservação dos espaços livres, que podem ser urbanos ou não, de forma a processar o macro e o micro espaço, e implantar paisagens agradáveis e as vezes funcionais.

O paisagismo surgiu como uma simples ornamentação do ambiente, sendo que posteriormente lhe foi introduzido estudos mais avançados, até que se tornou parte da arquitetura. A profissão de paisagista é exercida por arquitetos, engenheiros agrônomos, entre outros profissionais especializados, vez que atualmente é altamente técnico, sendo aplicado para melhorar tanto a funcionalidade, quanto a estética, o conforto, segurança e privacidade dos ambientes.

É comum que as pessoas que não o conhecem, vejam apenas como uma questão de estética na melhora do jardim, o que é totalmente inverossímil, pois a profissão vai muito alem do construir beleza sobre a natureza, havendo muito mais funcionalidades. Pode-se dizer que hoje em dia seu intuito é tanto melhorar a estética do ambiente, como as demais necessidades que este necessite.

Para se construir uma paisagem com a técnica, é essencial que seja tudo planejado através de aspectos lógicos, matemáticos e ligados ao todo, ou seja, fazer uma ligação entre a colocação de objetos com o local em que será colocado a arte do paisagismo. Neste caso as plantas ornamentais ou não, interferem plenamente na montagem do cenário, bem como os objetos que iram assessoram a montagem visual.

Dentre os principais aspectos que devem ser considerados no planejamento de uma paisagem, observa-se a atenuação da luz solar direta, ou seja, os diversos tons que sejam dado ao jardim no decorrer do dia, pois nem todas as cores combinam com a ambientação.

Continuar Lendo  Decoração para quem tem animal de estimação

Para quem deseja montar um jardim em sua casa, ou até mesmo em seu local de trabalho, poderá utilizar-se que algumas técnicas do paisagismo, que são espécies de aprendizados gerais sobre o assunto. Primeiramente deve ser escolhido um local adequado para o paisagismo, afinal ali serão colocadas plantas, que necessitam de luz, algumas vezes pedras ou terra, e por isso não poderá ser um trecho de passagem, que fará com que as pessoas tenham que desviar para transitarem ou que não seja adequado para as plantas.

Antes de colocar em prática rascunhe suas idéias, mesmo que você não tenha prática no assunto e não saiba ou não tenham a técnica, ao menos poderá ter uma idéia de como irá resultar a sua imagem, e mais facilmente poderá visualizar o resultado pretendido, colocando medidas e objetos proporcionais em seus espaços.

Assim como, fazer uma lista de todos os materiais que irá utilizar também poderá auxiliar na produção de seu jardim, pois, com isso, além de evitar gastos excessivos ou mesmo falta de matéria prima, desde as pedras, adubo, ferramentas etc., pois, com isso você também terá melhor controle na produção e implantação.

O mercado para os profissionais de paisagismo está se tornando cada vez mais promissor, são muito diversos os clientes que procuram por esse serviço, que geralmente agrega valores a imagem da empresa e residência.

Top