Dicas de treino para melhorar o fôlego

É comum as pessoas sentirem falta de fôlego quando estão treinando. Porém, em alguns casos, essa condição pode ser tão intensa que prejudica o…

Por Editorial MDT em 28/05/2013

É comum as pessoas sentirem falta de fôlego quando estão treinando. Porém, em alguns casos, essa condição pode ser tão intensa que prejudica o desempenho físico. A boa notícia é que existe uma série de exercícios que podem dar uma mãozinha as condições respiratórias. Pensando nisso, selecionamos dicas de treino para melhorar o fôlego.

O fôlego é essencial para o desempenho físico. (Foto: divulgação)

Aumentando o fôlego

É comum ouvir falar que uma pessoa possui mais fôlego do que a outra. Sempre surgem dúvidas de como aumentar essa capacidade respiratória. Questionamentos como os cuidados que devemos ter para o bom funcionamento pulmonar, influências e hábitos que podem comprometer nossa saúde sempre estão presentes.

O fôlego está ligado à sensação de falta de ar relatada pelos indivíduos para realizar atividades físicas. Aquelas que possuem condicionamento físico praticam exercícios regularmente e possuem boa massa muscular terão mais fôlego para as atividades.

A corrida pode ajudar a melhorar o fôlego. (Foto: divulgação)

Veja também como melhorar o desempenho na corrida 

Dicas de treino para melhorar o fôlego

1. Corrida regular: a regularidade do exercício faz com que o corpo se acostume com o esforço e consiga progredir. Pessoas que não praticam exercício físico possuem menos fôlego já que sua atividade aeróbica é fraca, por isso a capacidade física é menor.

2. Corrida e caminhada intercalada: treinar uma série de exercícios e caminhadas permite uma maior percepção do esforço físico e um tempo para recuperar o fôlego. Tudo isso ajuda a melhorar o desempenho físico. Aos poucos é necessário aumentar o tempo da corrida e diminuir a caminhada.

3. Respiração: quanto mais ofegante, mais a respiração deixa de ser automática. É necessário controlar o movimento de entrada e saída do ar para que não fique mais acelerada durante a corrida. Os exercícios de inspiração e expiração são excelentes para melhorar o fôlego.

4. Pratique outros exercícios: se a impressão é de que a corrida não é suficiente para melhorar o fôlego, o ideal é aliar outros exercícios que melhoram a capacidade respiratória. Treinos de natação, vôlei, futebol, tênis e ciclismo são muito bons.

5. Cuide de seu pulmão: o cigarro é um dos maiores inimigos do fôlego. O hábito de fumar reduz a capacidade respiratória e prejudica a respiração. Respirar pela boca, deixar o nariz entupido e não tratar alergias respiratórias pode prejudicar o fôlego.

Vários treinos podem ajudar a melhorar o fôlego. (Foto: divulgação)

Veja também como parar de fumar naturalmente 

O fôlego é essencial para um bom desempenho nos treinos. Os exercícios como corrida, caminhada e treinos respiratórios são excelentes opções para melhorar o condicionamento respiratório. Aposte nas dicas citadas e melhore seu fôlego.

Top