Dicas de texturas de parede para áreas externas

A área externa da casa inclui espaço de lazer, jardim ou varanda. É nela que os moradores se divertem, descansam ou recebem os amigos.…

A área externa da casa inclui espaço de lazer, jardim ou varanda. É nela que os moradores se divertem, descansam ou recebem os amigos. Como qualquer outro ambiente residencial, a área externa merece uma decoração bonita, funcional e bem pensada.

A parede externa precisa ter mais resistência, afinal, ela fica exposta ao sol, chuva e vento. (Foto:Divulgação)

A definição do revestimento da área externa requer alguns cuidados. O material escolhido precisa apresentar resistência e durabilidade, afinal, o espaço sofre com a ação do sol, do vento e da chuva.

As paredes externas podem ser decoradas com algum tipo de textura, desde que as limitações do ambiente sejam levadas em conta. A exposição ao sol, por exemplo, é capaz de queimar a coloração da tinta e deixá-la fosca. Já o vento pode fazer a parede descascar. Por fim, a chuva deixa a superfície com manchas de umidade.

Dicas para proteger as texturas nas áreas externas

Confira a seguir algumas dicas para usar e preservar a textura nas paredes externas:

• Antes de aplicar a textura, a parede externa precisa ser preparada. Ela deve estar limpa, sem umidade e livre de qualquer tipo de imperfeição.

• Nas paredes externas é recomendado trabalhar com texturas que valorizam desenhos verticais. Este tipo de ranhura facilita o escoamento da água nos dias de chuva.

O desenho da textura deve ser vertical. (Foto:Divulgação)

• O relevo da textura deve ser baixo para evitar o acúmulo de poeira.

• Algumas fabricantes de tintas possuem produtos específicos para aplicar textura nas paredes externas, como é o caso da Eucatex.

• A Eucatex recomenda a Textura Riscada, Lisa ou com Desenho. Estas tintas podem ser aplicadas sobre reboco, massa corrida, fibrocimento, blocos de cimento ou massa corrida.

• Depois de definir a tinta mais apropriada, a aplicação da textura normalmente é feita com uma massa específica e uma desempenadeira, capaz de dar o efeito de textura.

Balcão recebeu acabamento com textura. (Foto:Divulgação)

• Existem muitas técnicas para texturizar as paredes, que se distinguem principalmente quanto à escolha dos acessórios. Além de desempenadeira, o pintor também pode usar esponja e escovinha na pintura.

• Se o morador está em dúvida sobre a melhor textura para o sua área externa, ele deve consultar um arquiteto. O profissional tem os conhecimentos necessários para indicar o melhor produto.

• Para que a parede externa texturizada não sofra com manchas pretas causadas pela chuva, basta tratá-la com resina acrílica. Este produto, encontrado nas melhores lojas de materiais de construção, vai deixar a superfície impermeabilizada e lavável.






Top