Dicas De Sopas Para O Inverno, Receitas

O inverno está se aproximando e as pessoas já começam a sentir na pele o típico friozinho de final de outono. Esse período requer…

O inverno está se aproximando e as pessoas já começam a sentir na pele o típico friozinho de final de outono. Esse período requer algumas mudanças nos hábitos de vida e também alimentares. Para manter o corpo aquecido e aumentar a disposição nessa temporada de inverno no Brasil, vale à pena inovar o cardápio com receitas de sopas.

São inúmeros os benefícios nutricionais das sopas, especialmente quando elas possuem uma variedade de ingredientes. Esse prato tão típico nas noites de inverno ajuda a manter o organismo aquecido, além de oferecer uma série de nutrientes através da combinação de legumes e carnes. Os temperos ajudam a tornar as sopas ainda mais saborosas e convidativas para esse friozinho.

As dicas para preparar sopas no inverno levam em conta principalmente a composição de cada prato, afinal, é necessário combinar os vegetais com os toques de tempero para conseguir por fim um alimento saboroso. Normalmente uma sopa bem preparada inclui fibras, propriedades antioxidantes, vitaminas e minerais. O prato ainda se revela uma excelente opção alimentar para quem deseja emagrecer, já que apresenta baixo valor calórico.

A sopa pode ajudar a manter o corpo hidratado durante o inverno porque ela satisfaz as necessidades de água do organismo humano. Dependendo dos seus ingredientes, a sopa pode ser definida como o prato principal da refeição, como acontece nos jantares de muitas famílias brasileiras durante os meses mais frios do ano.

Antes de preparar uma sopa, procure conhecer  os benefícios de cada um dos vegetais utilizados na receita e verifique se as propriedades são suficientes para dar energia ao corpo. O consumo de sopas é uma herança dos portugueses, mas o seu consumo diminuiu muito no Brasil diante das outras possibilidades da gastronomia. Quem prepara uma sopa prefere o gênero rápido, como é o caso do popular “miojo”. No entanto, faltam ingredientes nutritivos no caldo do macarrão instantâneo.

Leia Também:  Sopas de Inverno, Receitas, Dicas

Confira algumas receitas de sopas para o inverno:

Sopa Creme de Legumes


Ingredientes:

– 150 g de  coxão duro
– 150 g de coxão duro
– 1 colher de óleo de milho
– 1 beterraba
– 1 cenoura
– 1 chuchu
– 1 talo de salsão
– 2 folhas de couve-manteiga
– 3 folhas de repolho
– 1 tomate sem pele e sem sementes
– 2 dentes de alho amassados e 1/2 cebola picada.

– Modo de Preparo: frite a carne no óleo aquecido, acrescente o alho e a cebola. Depois adicione os legumes picadinhos e depois refogue tudo em água quente. Para finalizar a receita acrescente o tempero de acordo com sua preferência, que pode ser sal e pimenta a gosto.

Sopa de Bata e Brócolis


Ingredientes:

– 600 g de batata
– 2 litros de caldo de legumes
– 1 colher (chá) de azeite
– 2 dentes de alho amassados
– 2 xícaras (chá) de brócolis
– 1 colher (sopa) de maisena
– 1 copo de leite desnatado
– 1 colher (sopa) de cebolinha picada.

– Modo de Preparo: Cozinhe as batatas no caldo de legumes durante 30 minutos. Depois bata no liquidificador até ficar uma massa. Numa panela, refogue os brócolis em alho e azeite. Dissolva o amido de milho no leite e adicione também a panela. Adicione a massa de batata e misture até ficar com uma consistência cremosa. Tempere a gosto.

Sopa de feijão


Ingredientes:

– 3 xícaras de feijão cozido e temperado
– 1 batata média cortada em cubinhos
– 3 xícaras de água
– 2 tomates picados
– sal e pimenta a gosto.

– Modo de Preparo: Bata o feijão, água e o tomate no liquidificador. Junte essa mistura com os pedacinhos de batata numa panela para cozinhar. Caso fique muito grossa a sopa, acrescente água até ganhar uma consistência cremosa. Capriche no tempero e sirva.

Leia Também:  Receita de Frango com Queijo à Milanesa

Agora que você já sabe como preparar sopas de inverno, aqueça os seus dias frios com essas receitas.

Top