Dicas de sobremesas para quem está de dieta

Muitas pessoas não resistem aos doces e fazer dietas pode ser um grande problema, pois se abster das guloseimas pode causar muita ansiedade e…

Por Editorial MDT em 29/01/2013

Muitas pessoas não resistem aos doces e fazer dietas pode ser um grande problema, pois se abster das guloseimas pode causar muita ansiedade e dificultar a adesão ao tratamento alimentar. As melhores opções de sobremesa e que são liberadas na maioria das dietas seriam as preparadas com frutas, mas tem momentos em que desejamos algo diferente.

Com algumas substituições inteligentes é possível comer sobremesas com valor calórico muito reduzido. (Foto: divulgação)

A boa notícia é que não é preciso passar vontade, pois seguindo algumas recomendações de preparo é possível diminuir o valor calórico dos doces consideravelmente. Confira dicas de preparo de sobremesas para quem está de dieta.

Confira receitas de doces light e fáceis de fazer.

Exclua o óleo das receitas

Uma medida muito eficiente para quem não quer abrir mão de comer aquele bolo delicioso é substituir o óleo da receita por suco de frutas ou chá. Para se ter noção do impacto dessa substituição em uma receita comum, cada colher de óleo de soja possui cerca de 90 calorias. No bolo de cenoura vai 1 xícara deste óleo, totalizando 1170 calorias, enquanto que 1 xícara de suco de laranja possui apenas 160 calorias. A substituição desses ingredientes na receita significa a redução de 1010 calorias.

Trocar o achocolatado por cacau em pó

O achocolatado, frequentemente usado no preparo de sobremesas, possui adição de açúcar e gordura, apresentando cerca de 60 calorias por colher de sopa, enquanto que o cacau em pó nada mais é do que o puro chocolate, com três vezes menos calorias por poção, além de oferecer nutrientes importantes, como vitaminas e antioxidantes.

Semente de linhaça triturada pode substituir ovos nas receitas. (Foto: divulgação)

Semente de linhaça ao invés de ovos

Por mais improvável que possa parecer, é possível substituir os ovos das receitas por semente de linhaça, que possui índice calórico muito menor além de ser rica em diversos componentes importantes ao bom funcionamento do organismo. Para eliminar o ovo no preparo de sobremesas é só colocar 1 colher de sopa de semente de linhaça triturada em 3 colheres de sopa de água, misturando bem e deixando descansar por 2 minutos. No caso da receita já ser líquida, é possível acrescentar a linhaça triturada diretamente na mistura. Cada ovo possui 74 calorias, enquanto que cada colher de sopa de linhaça possui apenas 39 calorias.

Dar preferência para ingredientes em versão light

Uma boa dica para preservar o sabor e garantir uma receita com valor calórico pequeno é dar preferência aos ingredientes em versões light, sempre que possível. A maioria dos produtos está disponível em versões com menos calorias.

Adoçante ao invés de açúcar

Uma boa dica para reduzir consideravelmente a quantidade de calorias das receitas é trocar o açúcar por adoçante que possa ir ao forno e fogão. Essa prática é mais recomendada para pessoas que estão com índice de massa corporal bem acima do ideal, pois o adoçante é um produto químico e seu uso frequente pode ser prejudicial à saúde.

Veja algumas dicas de sobremesa para diabéticos.

A vontade de comer doces pode ser irresistível e atrapalhar a dieta. (Foto: divulgação)

A vontade de comer doces pode atrapalhar pessoas que estão de dieta e sentem muita dificuldade de longe desses quitutes. Seguindo as dicas é possível diminuir o valor calórico no preparo de sobremesas e não passar vontade de comer guloseimas.

Top